Mercadona faz distribuição urbana de mercadorias com camiões elétricos

Mercadona, primeira empresa a fazer a distribuição urbana de mercadorias com camiões elétricos em Espanha

09 de janeiro de 2023
  • Em colaboração com a Disfrimur e a Acotral, a empresa inicia testes em Múrcia e Madrid, Espanha, com estes veículos de 33 paletes de carga, que permitem reduzir em 102 toneladas as emissões de CO2.
  • Também acrescentou à sua frota própria dois camiões elétricos rígidos de 21 paletes, os primeiros camiões de emissão zero da empresa e com uma redução anual de 111 toneladas de CO2, para abastecer as suas lojas em Alicante, Espanha.
  • Dispõe de uma frota "jovem" de camiões, o que lhe permitiu, desde 2015, deixar de emitir mais de 85.000 tCO2 e alcançar uma redução por palete transportada de 27%.

A Mercadona, empresa de supermercados, em colaboração com os fornecedores logísticos Disfrimur e Acotral, tornou-se na primeira empresa do seu setor a realizar testes em Espanha com tratores 100% elétricos, o que representa um avanço pioneiro no seu processo de descarbonização do transporte até 2050, em conformidade com os compromissos estabelecidos no Pacto Verde Europeu para as emissões neutras.

Mais concretamente, a empresa está a testar a eficiência dos tratores elétricos, depois de analisar os desafios apresentados pelas suas características, fundamentalmente a sua autonomia reduzida para uma logística que funciona 24 horas por dia e a escassa infraestrutura de recarga existente. Para o efeito, concebeu, com a ajuda dos seus fornecedores logísticos, as rotas mais adequadas para estes testes, que estão a ser realizados em Madrid em conjunto com a empresa de transportes Acotral, em Getafe (capacidade de recarga de 43 kW); e em Múrcia, neste caso a partir das instalações Disfrimur, em San Isidro (projeto com a Iberdrola com potência até 180 kW). No total, de ambas as rotas, conseguiu abastecer eficazmente um total de 6 supermercados, 1 na Comunidade de Madrid e 5 na Região de Múrcia e Alicante.

Os veículos elétricos testados são reboques até 44 toneladas que, graças à sua tecnologia, têm um alcance de até 300 quilómetros, com uma capacidade de carga de 33 europaletes. Com estes tratores, reduz-se anualmente um total de 102 toneladas da sua pegada de carbono, permitindo que a empresa continue a avançar no seu modelo de logística verde, com o qual procura evitar possíveis riscos ambientais, minimizando as suas emissões. Neste sentido, é de notar que a empresa conseguiu alcançar em 2021 uma redução de 27% e que tem previsto, no âmbito da Lei das Alterações Climáticas de maio de 2021, certificar uma redução de 30% nas suas emissões logísticas para a atmosfera até 2023. Da mesma forma, estes camiões também reduzem a poluição sonora, emitindo aproximadamente 56dB, o que permite à Mercadona continuar a garantir com este tipo de transporte uma descarga noturna silenciosa e responsável para os seus vizinhos.                                                              

Primeiros dois camiões elétricos rígidos de 21 paletes na sua frota própria

Além desta iniciativa pioneira, a Mercadona acrescentou à sua frota os seus dois primeiros camiões com emissões zero. Para tal, contou com a colaboração da Disfrimur, que instalou dois carregadores ultrarrápidos de até 180 kW nas suas bases de Alicante e Múrcia, com o apoio da Iberdrola, para os recarregar em apenas duas horas e um quarto.

Os primeiros testes com estes veículos, que foram fabricados pela SCANIA, foram realizados em Alicante, nas rotas que permitiram à empresa abastecer de forma experimental um total de 4 supermercados. Os novos camiões incorporados na frota própria da Mercadona têm uma capacidade de carga de 21 paletes, uma autonomia de 200 quilómetros com equipamento de refrigeração e geram uma redução anual nas emissões de CO2 de 111 toneladas.

Segundo José Ángel Llop, Diretor de Transporte da Mercadona, "fazemos parte de uma empresa responsável que sempre apostou na inovação como alavanca para o crescimento e sustentabilidade. Graças a este compromisso, conseguimos lançar este projeto pioneiro em Espanha, depois de demonstrar a viabilidade das rotas concebidas para este fim. Com este passo, não só contribuímos, como empresa, para reduzir a nossa pegada de carbono e proteger o ambiente, mas também reforçamos o nosso compromisso de fazer mais com menos recursos, reduzindo os efeitos no ambiente e promovendo a ecoeficiência".

Reboque elétricoTrator elétrico.

Compromisso de ter uma frota eficiente e jovem

A Mercadona está profundamente empenhada em cuidar e proteger o ambiente e esforça-se, a todo o momento, por levar a cabo as suas atividades com o menor impacto possível. Para tal, a empresa promove políticas ambientais específicas nas áreas de resíduos, pegada de carbono e pegada hídrica, através de um Sistema de Gestão Ambiental próprio, com o qual pretende fazer cada vez mais com menos recursos, em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) promovidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). 

No caminho para a descarbonização constante dos seus processos, a empresa está constantemente a renovar a sua frota com veículos que são maioritariamente modelos EURO 6 D e E, que, além de serem os mais eficientes, reduzem as emissões de CO2 e outros poluentes. Neste sentido, continuou também a incorporar combustíveis alternativos mais sustentáveis, o que, juntamente com os seus planos de descarbonização, lhe permitiu deixar de emitir mais de 85.000 tCO2 desde 2015, alcançando uma redução por palete transportada de 27%.

Rígido elétrico zero emissões.Rígido elétrico zero emissões.