Produtos e projetos da Mercadona entre as grandes inovações do consumo em Espanha

O Café Filtro Americano e a Estratégia 6.25 da Mercadona entre as grandes inovações do consumo em Espanha

23 de março de 2021
  • Foi também reconhecida a iniciativa de apoio ao setor, conhecida inicialmente como #IstoNÃOtemdePARAR e que atualmente evoluiu para #EActívate, com a adesão de mais de 5.500 empresas.

O Institut Cerdà deu a conhecer esta manhã, durante a celebração da sua quarta edição do Observatório de Inovação em Grande Consumo, as inovações do setor em 2020. Estre os reconhecimentos destacam o Café Filtro Americano Hacendado e a Estratégia 6.25, uma série de ações que a Mercadona está a levar a cabo para reduzir o plástico. 

O café, elaborado pelo Fornecedor Totaler “UCC Coffe Spain” nas suas instalações de Logronho (La Rioja), foi premiado como inovação de produto pela forma fácil e prática de tomar um café de filtro tipo americano sem a necessidade de uma cafeteira. 

Por outro lado, a Estratégia 6.25, o plano de ação que a empresa desenvolveu e que está enquadrado dentro da estratégia global de dizer “Sim a continuar a cuidar do Planeta”, foi reconhecida dentro da categoria de inovação de processos por supor um salto qualitativo no momento de abordar este tema de maneira global e alinhada com a economia circular na qual se envolve também o consumidor. Margarita Muñoz, Diretora-geral de Economia Circular da Mercadona, durante a celebração do evento, explicou que se trata de “seis ações concretas para alcançar em 2025 um triplo objetivo: reduzir 25% o plástico das embalagens das nossas marcas, reciclar todos os resíduos plásticos que geramos nos nossos processos e que todas as nossas embalagens sejam recicláveis”. 

Como novidade, o relatório também incluiu uma secção com as iniciativas mais inovadoras desenvolvidas pelas empresas do setor, que demonstraram o seu carácter de setor essencial para gerir a situação de crise de saúde, social e económica derivada da COVID-19. Neste sentido, também foi reconhecida como inovação social a iniciativa #IstoNÃOtemdePARAR e que atualmente evoluiu para #EActívate, com a adesão de mais de 5.500 empresas. O Observatório reconhece o referido movimento, iniciado a meados de março, com o objetivo de dar visibilidade ao esforço de todas as empresas e dos seus colaboradores por continuarem a trabalhar e a reinventarem-se, e que atualmente se converteu num ponto de encontro, formação e inspiração que serve de estímulo para reativar a economia do país. 

  Modelo de Coinovação da Mercadona

A empresa conta com um Modelo de Coinovação que surge de uma prioridade: escutar constantemente “O Chefe” (cliente) e pensar em como satisfazê-lo através do desenvolvimento de iniciativas que lhe acrescentem valor. Para alcançar este objetivo, desde 2011 desenvolve a sua Estratégia Avental, baseada em partilhar com os clientes experiências e hábitos de consumo, limpeza do lar, higiene pessoal e cuidados com os animais de estimação; para posteriormente transmiti-las aos Fornecedores Totaler e promover, deste modo, uma colaboração direta no processo de elaboração dos melhores produtos desenvolvidos e fabricados partindo da experiência do cliente. 

Este projeto pioneiro é um valor diferencial da empresa que, ano após ano, multiplica a sua criatividade e reforça a sua inovação. A empresa conta com centros de coinovação onde trabalham diariamente especialistas que se encarregam de captar e observar, nestes espaços e diretamente no próprio supermercado, as preferências e necessidades dos “Chefes” para que a empresa possa oferecer-lhes soluções acertadas.

Café Filtro Americano Hacendado Café Filtro Americano Hacendado no linear da Mercadona 

Loja 6.25 MercadonaSupermercado da Mercadona onde se implementou a Loja 6.25, aplicação prática da Estratégia 6.25