Como já é tradição, este ano visitámos mais um fornecedor especialista de vinhos da Mercadona, desta vez na região dos Vinhos Verdes. A Sociedade dos Vinhos Borges produz cinco produtos exclusivos para a nossa Garrafeira: o Vinho Verde Castelo de Moinhos e os Espumantes Doce, Meio-seco, Bruto e Rosé Bruto.
A Vinhos Borges tem quintas em várias regiões do país, mas a sua sede é em Felgueiras (Porto) e foi aí que visitámos a Quinta do Ôro, de onde provêm as uvas que mais tarde se transformam no Vinho Verde Castelo de Moinhos.
Portugal é conhecido pela sua qualidade e variedade de vinhos e regiões vitivinícolas, entre elas a região dos Vinhos Verdes, situada no noroeste do país, onde se produzem vinhos frescos e vibrantes cujo consumo se realiza maioritariamente nas alturas quentes do ano. Estes vinhos são conhecidos por serem leves, com baixo teor alcoólico, e com um elevado nível de acidez e sensação de frescura, que se deve especialmente ao chamado efeito agulha, uma sensação causada por bolhas gasosas que derivam do dióxido de carbono e calor gerados no processo de fermentação. A acidez deste vinho está diretamente associada à qualidade da uva e “nota-se, desde logo, ao provar a uva diretamente do cacho. É a partir dessa acidez que se cria na boca a sensação de frescura, mas é também a acidez que confere alguma longevidade ao vinho”, refere Gil Frias da Sociedade dos Vinhos Borges.
Vinhas da Quinta do Ôro, Felgueiras, do fornecedor Vinhos Borges.
Esta região caracteriza-se por ter solos maioritariamente graníticos, pouco profundos e com acidez elevada, e por um clima ameno com influência atlântica e precipitação elevada. Estas condições refletem-se na qualidade das uvas e as castas mais utilizadas nesta região são: Alvarinho, Loureiro, Arinto e Trajadura, entre outras, sendo que cada uma delas contribui para a riqueza dos vinhos produzidos na região.
Uvas para produção de Vinho Verde.
O processo de produção destes vinhos começa na vinha, pela colheita das uvas no ponto ótimo de maturação, seguido de um processo de vinificação que procura preservar a frescura e acidez natural das uvas. A fermentação ocorre geralmente em tanques de aço inoxidável, permitindo o desenvolvimento puro dos sabores e aromas.
Vindima mecanizada realizada pelo fornecedor Vinhos Borges.
Na Mercadona, procuramos manter uma Cadeia Agroalimentar Sustentável, garantindo relações a longo prazo com os nossos fornecedores, promovidas através da estabilidade, do diálogo, da produtividade e da planificação, com o objetivo de um crescimento partilhado e sustentável. A Sociedade dos Vinhos Borges já trabalha connosco desde 2019 e esta parceria tem vindo a crescer e a solidificar-se com o aumento de supermercados no país A Sociedade dos Vinhos Borges é também um motor social e económico da Região ao ter parcerias com dezenas de agricultores locais aos quais compra as uvas para a produção dos diversos vinhos, assente num modelo de estabilidade e compromisso.
Linha de engarrafamento de Castelo de Moinhos, o Vinho Verde produzido pela Vinhos Borges em exclusivo para a Mercadona.
Para mais informação relativamente aos vinhos da Mercadona, e como parte da nossa Política de Transparência, basta que dê a volta à garrafa, no rótulo pode encontrar informação sobre a casta, o produtor, a sua região de origem ou ainda como consumi-lo.
Sugestão de apresentação do Vinho Verde Castelo de Moinhos e Espumante Vila Paraíso Bruto da Mercadona.
Conheça mais sobre os vinhos portugueses da Mercadona e inspire-se com a esta playlist do YouTube!