Celebre o Dia Internacional da Comida Picante com as nossas sugestões

10 produtos para dar um toque picante às suas receitas

16 de janeiro de 2023

Desde o menos intenso ao mais intenso, em menor ou maior quantidade, o sabor picante é algo que apaixona os portugueses. Este é proporcionado por alimentos como malaguetas, pimentas, pimentos e outros condimentos que fazem de cada prato uma experiência gastronómica verdadeiramente empolgante.

Temos para si vários produtos que pode utilizar para dar mais sabor e intensidade às suas receitas. Continue a ler e conheça também algumas sugestões de receitas onde pode utilizar cada um deles.

Produtos para preparar receitas picantes

16 de janeiro foi a data escolhida para prestar homenagem aos condimentos que fazem com que os diferentes pratos da nossa gastronomia e de todo o planeta ofereçam àqueles que os provam uma experiência culinária inesquecível.

Existem diferentes tipos de especiarias e muitos outros produtos que, atualmente, são utilizados para criar pratos quentes e picantes. Desde pimentas em pó, piripiris, a vários tipos de pimentos. Afinal de contas, algumas das nossas receitas mais tradicionais seriam bastante aborrecidas sem eles, não seriam?

Conheça aqui vários tipos de produtos que pode encontrar nas nossas lojas para dar esse toque especial às suas receitas.

Especiarias: tipos de pimentas e intensidades de picante

10 produtos para dar um toque picante às suas receitas.

Pimenta

É uma das pimentas mais antigas, conhecida em todo o mundo, devido ao seu sabor e características. Há vários tipos: branca, preta, verde e rosa.

Antes de contar mais sobre os nossos produtos, é importante explicar o que é e a origem da pimenta. O grão da pimenta é o fruto de uma planta chamada Piper nigrum, que é nativa da Índia.

Os quatro tipos mais populares de pimenta na cozinha pertencem todos à mesma planta. A única diferença entre a pimenta preta, branca e verde é o momento da colheita e o seu tratamento. Estas diferenças no tratamento da baga resultam em diferentes cores, perfumes e sabores.

Nas nossas lojas pode encontrar os seguintes tipos de pimenta e pode utilizá-las em qualquer receita a seu gosto:

  • Pimenta Preta: em pó e em moinho.
  • Pimenta Branca.
  • Moinho Mix Pimentas: composto pelos 4 tipos de pimenta.

A pimenta preta é a variedade mais consumida e talvez a mais popular. Vem do Piper nigrum, e é uma baga colhida antes de amadurecer. Das quatro variedades de pimenta, tem um sabor e aroma mais intensos. Os grãos de pimenta inteiros são utilizados para fazer molhos e marinadas. Devido a estas características, é ideal para temperar guisados, caçarolas e molhos de bebidas espirituosas.

A pimenta rosa é a exceção. Tem um sabor doce e cítrico, não é muito picante, mas extremamente aromático. Não é necessário moer estes grãos, basta esmagá-los levemente. São adequados para temperar pratos doces, ou para guarnecer sobremesas e outros pratos. Ambos contêm capsaicina, responsável pelo sabor picante, o que, tal como a piperina, acelera o metabolismo.

Os grãos de pimenta verde são as bagas do arbusto tropical Piper nigrum que são colhidas quando ainda estão verdes. Caracteriza-se por um aroma suave, doce e frutado semelhante ao do cravinho, mas mais picante. O seu sabor é menos forte do que o da pimenta preta e combina bem com alguns pratos de peixe e carne.

Muito conhecida na nossa alimentação é a pimenta branca, que ao contrário da pimenta preta, as bagas são colhidas já maduras para depois serem secas e descascadas. O resultado é uma pimenta mais quente do que a preta, mas com aromas menos intensos.

É utilizada no molho bechamel, massas e outros tipos de pratos onde não queremos que permaneçam vestígios de cor.

Pimenta Cayena (Piripiri)

Originalmente da América Central, moída ou em malagueta, podem ser utilizados para dar um sabor picante a vários pratos. É particularmente picante e deve, portanto, ser utilizada com moderação.

Pode acrescentá-la em carnes vermelhas, frango, peixe, arroz, saladas, caldos ou molhos.

Paprika

A paprika antigamente conhecida em Portugal como Colorau e hoje em dia como Pimentão, é uma especiaria de cor vermelha amplamente utilizada como tempero em vários tipos de preparações culinárias.

Há muitas variedades de paprika: doce, picante e fumada, como é o Pimentón de la Vera. É utilizada especialmente para guisados de carne ou peixe e marinadas. É menos intensa que o Piripiri

ou malaguetas picantes.

Piripiri: um molho picante conhecido em todo o mundo

10 produtos para dar um toque picante às suas receitas.

Piripiri é feito a partir de malaguetas pequenas, mas muito picantes. Os portugueses trouxeram-nas das suas colónias africanas, Angola e Moçambique. Piripiri é o nome swahili para as malaguetas.

É considerado um dos molhos picantes mais versáteis do mundo, criado a partir de malaguetas, nas quais muita gente adiciona tomate ou pimento para reduzir o picante. O frango ou a carne de porco com piripiri algumas das receitas mais populares, mas também combina muito bem com outros alimentos, tais como marisco.

A sua textura líquida também o torna muito interessante para poder usá-lo à mesa e adicioná-lo aos seus pratos, a gosto. Utiliza-se em vários países podendo a receita várias de região para região.

Sabia que o piripiri Hacendado é fabricado em Portugal? Com origem nas Caldas da Rainha, pelo fornecedor Calimenta, este molho picante é vendido tanto em Portugal como em Espanha.

Picantes frescos e em salmoura

10 produtos para dar um toque picante às suas receitas.

O jalapeño ou jalapenho em português

É talvez o mais popular dentro das malaguetas que dão sabor à cozinha mexicana, e também se espalhou para outras cozinhas em todo o mundo. Com um nível de picante mais do que tolerável, destaca-se pela sua versatilidade e multiplicidade de usos culinários, para além de ornamentar os típicos nachos com queijo.

Frescos, crus ou em conserva, em pickles ou secos, assados, recheados ou fritos, o pimento jalapenho é perfeito para adicionar um toque de sabor picante a todos os tipos de pratos, bem como cocktails e outras bebidas.

Pimentos de padrão ou pimentos de padrón

Embora seja conhecido mundialmente como "Pimiento de Padrón", a denominação correcta e protegida pela sua D.O. (Denominação de Origem) é "Pimiento de Herbón".

Para consumo fresco, são colhidos quando ainda não estão maduros e são de cor verde-claro. A sua característica mais conhecida e identificadora é que alguns espécimes têm um certo grau de picante, um claro exemplo da seleção de variedades, uma vez que as sementes originais produziram pimentos picantes na sua totalidade. Por isso se diz que os pimentos de padrão, uns picam e outros não. Experimente e confirme por si mesmo.

Agora que já sabe tudo sobre os diferentes picantes que pode usar na cozinha, atreva-se a experimentá-los em distintas receitas. Há uma grande probabilidade de tornar-se um fã deste ingrediente tão especial.

Outras recomendações

Sabia que o picante também pode ser usado em doces e sobremesas. E que tal um Chocolate quente com um toque especial?

E para hidratar as bocas mais quentes e picantes nada melhor que um bom Chá quente ou frio ou alguma bebida de sabor.