O tempo de cozedura do marisco é uma das questões que mais preocupam no momento de preparar as diferentes variedades que existem.
É importante saber que nem todos os tipos de marisco precisam dos mesmos minutos de cozedura, nem do mesmo tratamento.
Tanto no Natal como durante quase todo o resto do ano, é frequente o consumo de marisco, nas nossas casas e, sempre queremos causar uma boa impressão. Assim que é uma mais valia ter à mão um guia que indique os detalhes necessários para conseguir uma ótima preparação.
Na seguinte tabela tem as proporções de água e sal a utilizar, bem como o tempo e a forma de cozedura ideal para cada tipo de marisco.
Segredos para um delicioso polvo
O principal é amaciar o polvo antes de cozer, para fazer com que a carne rompa as suas fibras, perca firmeza e fique muito mais macia. Podemos fazê-lo de várias maneiras, mas recomendamos congelá-lo antes de o cozinhar ou comprar já congelado.
Para o cozinhar, devemos descongelá-lo no frigorífico 24 horas antes e ir retirando gradualmente a água remanescente durante o processo. Depois de descongelado, limpar bem os tentáculos e a cabeça com água fria. Em seguida, introduzir e retirar 3 vezes numa panela com água a ferver para o assustar e evitar que a pele se deteriore.
Mantê-lo na panela, com a água a ferver, entre 25 e 30 min (para um polvo de 2 kg). Picar cada pedaço para verificar se permanece macio. Deve ter-se em conta que, durante a cozedura, o polvo liberta muita água e o seu tamanho diminui, pelo que deve evitar encher excessivamente a panela para que não transborde.
Quando o polvo estiver pronto, deixa-se repousar durante alguns minutos numa travessa e corta-se com uma tesoura enquanto ainda está quente.
Cozedura de marisco, gramas de sal e tempo, conforme o tipo
Conselhos para a cozedura do marisco e a sua preparação
- É recomendável cozer os mariscos em água abundante com sal, na proporção que se indica na tabela de tempos de cozedura (uma colher de sopa de sal = 15-20 gramas).
- Podemos acrescentar à cozedura umas folhas de louro a gosto, para aproveitar o seu toque aromático e o seu sabor suave.
- A forma de cozedura varia dependendo do tamanho do crustáceo e de se está vivo ou morto: se o marisco é de grande tamanho ou está vivo, colocamos diretamente em água fria, cabeça para baixo e iremos subindo o lume, pouco a pouco. Se, pelo contrário, o marisco é de menor tamanho e está morto, colocamos em água quando esta começar a ferver.
- Lagostim, lavagante e lagosta: tal como indica a tabela, uma vez cozido, deitar rapidamente o contéudo num recipiente com água muito fria (se possível com gelo) e acrescentamos um pouco mais de sal.
- Amêijoas, berbigões e mexilhões: tal como indica a tabela, cozer a vapor, com meio dedo de água e conforme vão abrindo, retirá-los.
- Sapateira, navalheira e santola: cozer numa grande panela de uns 5 litros. Se desejar, a sapateira, podemos deixá-la arrefecer e consumir a temperatura ambiente ou fria e a santola fica deliciosa servida quente.
- Pode acompanhar os mariscos com molho cocktail, uma combinação perfeita.
Conselhos para a cozedura do polvo
- É necessário congelar o polvo para suavizar as suas fibras.
- Uma vez descongelado, mergulhá-lo três vezes seguidas em água a ferver, para que não perca a pele.
- A cozedura depende do seu tamanho: um polvo de aproximadamente 1,5 kg, demorará cerca de meia hora.
- Cozer com louro e uma cebola.
Os tempos ideais, conforme o tipo de marisco, são os que lhe explicamos à continuação. Siga, em todo o momento, o resto de indicações que contém a tabela, para cada caso.
- Amêijoa
Devem cozer-se com água durante 3 - 4 minutos. - Berbigão
Devem cozer-se em água durante 3 minutos. - Mexilhões
Devem cozer-se em água durante 3-5 minutos. - Lagostim médio
Devem cozer-se em água durante 1-2 minutos. - Lagostim grande
Devem cozer-se em água durante 2-3 minutos. - Lavagante médio
Deve cozer-se em água durante 20 minutos. - Lavagante grande
Deve cozer-se em água durante 25-30 minutos. - Corpo e pinças
Devem cozer-se em água durante 6 minutos. - Lagosta
Deve cozer-se em água durante 20 minutos. - Sapateira média
Deve cozer-se em água durante 18 minutos. - Sapateira grande
Deve cozer-se em água durante 20 minutos. - Navalheira média
Deve cozer-se em água durante 5 minutos. - Navalheira grande
Deve cozer-se em água durante 6-7 minutos. - Santola média
Deve cozer-se em água durante 15 minutos. - Santola grande
Deve cozer-se em água durante 18 minutos.
Outras recomendações
Recomendamos-lhe as nossas Receitas especiais para este Natal, que incluem uma boa seleção de pratos de peixe e marisco.