O óleo de coco é um produto muito versátil. Poderá utilizá-lo na cozinha para fritar, temperar, preparar doces e fazer muitas outras receitas criativas. É ideal para hidratar a sua pele e dar-lhe um aspeto mais suave.
Óleo 100% de coco para as suas receitas
O Óleo de coco usa-se cada vez mais em todo o tipo de cozinhas. É natural, 100% proveniente do coco e não contém glúten.
Como usar?
O óleo de coco virgem é muito versátil, pelo que pode fritar todo o tipo de alimentos como peixe, carne ou legumes, adicionar aos seus guisados preferidos, aos seus assados ou às suas massas. Também poderá usá-lo em salteados no wok e em alguns tipos de caril.
O óleo de coco é recomendado como tempero para saladas, aportando-lhes um toque exótico. Coloque um fio de óleo de coco num creme de verduras ou na sua torrada ao pequeno-almoço e disfrute de um sabor tropical diferenciador.
Por último, não se esqueça das suas várias utilizações na pastelaria. Este óleo 100% natural de coco, resistente às altas temperaturas, é perfeito para as suas receitas mais saborosas de pastelaria, como tartes, bolos, bolachas e muitas outras.
Receitas que pode preparar com óleo de coco
Panquecas
1. No copo de uma liquidificadora colocar 3 colheres de sopa de aveia moída, 1 colher de chá de fermento em pó, 1 ovo, 3 colheres de sopa de iogurte grego e 1 colher de chá de manteiga de amendoim. Processar todos os ingredientes até obter uma mistura suave e sem grumos.
2. Aquecer 1 colher de chá de óleo de coco numa frigideira e adicionar um pouco da mistura. Cozinhar a panqueca em fogo médio e quando começar a fazer borbulhas na superfície virar e deixar cozinhar mais 1 minuto. Fazer o mesmo com o resto da mistura.
3. Servir com as rodelas de ½ banana e 1 colher de chá de xarope de agave.
DICA: Pode guardar no frigorífico ou no congelador. Primeiro deixe arrefecer à temperatura ambiente. Se as quiser guardar no frigorífico, coloque-as num recipiente hermético, mas se as vai congelar, o ideal é colocar separadores entre cada uma delas.
Pescada panada em sopa oriental
Para o caldo:
1. Escalde 500g de ossos de presunto em água a ferver durante 5 minutos. Retire a água e volte a iniciar a cozedura para preparar o caldo, deixando cozer os ossos de presunto já escaldados com 1 alho francês, 1 aipo e 1 cebola doce durante 2 horas. Coar e reservar.
Para a receita:
1. Saltear 2 dentes de alho cortado em lâminas e 2 cenouras em cubinhos numa frigideira ou numa panela larga com um pouco de óleo.
2. Quando começar a alourar, adicionar 1 colher de chá de pimentão. Mexer e adicionar 150ml de vinho tinto. Deixar ferver até evaporar o álcool por completo.
3. Adicionar o caldo preparado anteriormente e ralar 5g de gengibre. Deixar ferver tudo durante 10 a 15 minutos até o caldo reduzir para metade.
4. Juntar 2 colheres de sopa de molho de soja e o sumo de 1 limão.
5. Enquanto isso, envolver 400g de lombos de pescada em amido de milho e depois em ovo. Fritar os lombos em 50g de óleo de coco bem quente, mas sem fazer fumo. Reservar os lombos em papel absorvente.
6. Num copo com dois dedos de água fria, dissolver bem uma colher de chá de amido de milho. Adicionar a mistura ao caldo, pouco a pouco, enquanto mexemos. O caldo vai ficará espesso e com uma textura cremosa.
7. Para terminar, adicionar os lombos de pescada ao caldo durante 5 minutos para absorver todos os aromas.
8. Servir num prato com uma base de caldo e finalizar com bastante cebolinho fresco picado.
Bolo de coco e chocolate
1. Pré-aquecer o forno a 180ºC. Numa tigela, juntar 4 ovos com 100g de açúcar e bater vigorosamente até dissolver o açúcar.
2. Adicionar 150ml de leite de coco e 100ml de óleo de coco previamente derretido e misturar até envolver todos ingredientes. Juntar 75g de coco ralado e mexer.
3. Com a ajuda de um coador, peneirar 150g de farinha com uma pitada de sal e 12g de fermento em pó. Juntar à mistura previamente realizada na tigela e mexer até obter uma textura homogénea e sem grumos. Adicionar 15g de pepitas de chocolate.
4. Untar uma forma com manteiga e polvilhar com farinha. Colocar a mistura do bolo e por cima as restantes 15g de pepitas de chocolate.
5. Levar ao forno a 180°C durante aproximadamente 30 minutos. Deixar arrefecer e desenformar.
6. Decorar com coco ralado.
O óleo de coco como tratamento facial e corporal
O óleo de coco 100% natural virgem é um produto perfeito para a nossa pele, tanto do rosto como do resto do corpo. Pode utilizá-lo diariamente nos seus tratamentos habituais de beleza e cuidados pessoais. A sua aplicação potenciará uma pele mais hidratada e suave.
Também como hidratante capilar, aportará vários benefícios ao seu cabelo e um aroma exótico muito especial.
Como aplicar?
Pode ser utilizado no rosto e no corpo. Deve massajar levemente até à sua total absorção.
No cabelo, aplique uma boa quantidade para que fique húmido. Em seguida, cubra o cabelo com uma toalha ou uma touca entre 40 a 60 minutos. Posteriormente, lave-o com champô e enxague com água abundante até eliminar todo o champô.
Outras recomendações
Procura um azeite virgem extra para temperar os seus pratos? Experimente o nosso Azeite Nacional!.
Outra excelente opção para cuidar da sua pele e deixá-la suave, lisa e sem impurezas é o Peeling enzimático. Para todos os tipos de pele.