Ideias para entradas e aperitivos de Natal.

Ideias para entradas e aperitivos de Natal: deliciosos e em doses individuais

15 de novembro de 2021

O Natal está a chegar e continua a ser uma data que os portugueses aguardam ansiosamente. Com ele chegam também as tradicionais mesas de natal, preparadas com carinho e dedicação, para receber familiares e amigos.

Já pensou no que vai preparar para as entradas e aperitivos? Continue a ler e conheça as sugestões que a Mercadona tem para si.

Quais são as sugestões de entradas e aperitivos da Mercadona para este Natal?

Dividimos as nossas sugestões de entradas e aperitivos em quatro deliciosos grupos: Canapés, Queijos e Patês, Presunto e Enchidos. São muito fáceis de preparar, deve apenas cuidar da apresentação e colocar na mesa.

Queijos

Queijos.

Na sua lista de entradas e aperitivos de Natal não pode faltar a tradicional tábua de queijos. Este ano, temos várias opções deliciosas e já preparadas, como os:

  • Bocadinhos de Papaia: cremosas bolinhas de queijo recheadas com papaia.
  • Caprichos de Marmelada: queijo cremoso com um toque doce de marmelada.
  • Queijo Creme Brie Trufa: elaborado com Queijo Brie, Camembert, manteiga e patê trufa. Queijo com textura líquida e cremosa com sabor a trufa.
  • Queijo Creme de Queijo Velho Tostado: queijo creme elaborado com mistura de queijo e manteiga. Queijo com textura líquida e cremosa.
  • Queijo de Ovelha Amanteigado Serrano: um queijo que nunca pode falta numa tradicional mesa de Natal portuguesa.

Patês, Canapés e Rissóis

Patês, Canapés e Rissóis.

Para aqueles que gostam mais de iguarias como os patês, sugerimos:

  • Patê de Foie e Cebola Caramelizada
  • Patê Fresco de Vinho do Porto

Modo de consumo: untar sobre tostinhas ou pão, rechear empadas e canapés.

Conhece a origem do nome vol-au-vent?

Segundo dados históricos, Carême, cozinheiro francês do século XVIII, foi pioneiro na arte de começar a rechear a massa folhada. Com o calor do forno, a massa começou a crescer rapidamente e ao vê-la, um dos seus ajudantes gritou “Carême, elle vole au vent!” que quer dizer “ela voa ao vento!”. Isto inspirou-o para dar o nome a este produto.

Este tipo de massas folhadas são muito versáteis e permitem que essa versatilidade se reflita também nos pratos confecionados com as mesmas. Com poucos ingredientes podem fazer-se uma grande quantidade de receitas recheadas de sabor, como umas crujiletas de salmão fumado com queijo suave e cebolinho ou uns rissóis de carne ou de camarão, ideais para receber pequenos e graúdos.

Presunto e Enchidos

Presunto e Enchidos.

Tanto o presunto como os enchidos são ideais para colocar à sua mesa. Uma preparação muito fácil e rápida! Para preparar uma tábua variada deve selecionar vários enchidos e presunto. Nós sugerimos que utilize:

  • Presunto de Cebo Ibérico (50% Raça Ibérica): disponível em peça inteira ou cortado à faca.

Sabe como deve conservar o presunto para que não fique ressequido?

É tão importante saber cortar um presunto como saber mantê-lo sem que fique ressequido. O aquecimento, a humidade ou outros fatores ambientais podem afetar este produto e, por isso, é importante sabe como podemos fazer para evitá-lo.

Deve tapar-se com um pano? Coloca-se película aderente ou papel de alumínio? Mete-se azeite? Cada uma destas opções tem os seus prós e contras. Ainda assim, segundo os especialistas, o ideal é tapá-lo com película aderente no inverno e papel de alumínio no verão.

Porquê? A película aderente impermeabiliza o corte e mantém-no até à seguinte utilização. Contudo, no verão, é melhor utilizar o papel de alumínio para proteger do calor.

Por outro lado, uma tábua de enchidos ibéricos também uma excelente opção para receber os seus convidados em grande!

Vinhos

Para desfrutar ainda mais destas ideias experimente harmonizar estes aperitivos com os seguintes vinhos:

  • Pousada do Corvo Branco: ideal para acompanhar com pratos de peixe e marisco.
  • Ponte Morgada Reserva Tinto: perfeito para harmonizar com queijo, patês e enchidos.

Outras recomendações

Se quiser colocar na sua mesa de Natal deliciosos pratos de marisco, sugerimos que siga este guia de cozedura onde se especifica detalhadamente a melhor forma de preparação destes pratos.