Ideias para entradas e aperitivos de Natal

Ideias para entradas e aperitivos de Natal: deliciosos e em doses individuais

09 de dezembro de 2020

O Natal está a chegar e, apresar das circunstâncias atuais, continua a ser uma data que os portugueses aguardam ansiosamente. Com ele chegam também as tradicionais mesas de natal, preparadas com carinho e dedicação, para receber familiares e amigos.

Já pensou no que vai preparar para as entradas e aperitivos? Continue a ler e conheça as sugestões que a Mercadona tem para si.

Quais são as sugestões de entradas e aperitivos da Mercadona para este Natal?

Este ano os jantares de natal devem ser mais reduzidos devemos evitar tocar muito na comida. Por isso, preparámos algumas propostas de entradas e aperitivos, seguindo a filosofia “fingerfood”, ou seja, já estão preparados, só precisa de agarrar e comer.

Dividimos as nossas sugestões de entradas e aperitivos em quatro deliciosos grupos: Canapés, Queijos e Patês, Presunto e Enchidos e Marisco. São muito fáceis de preparar, deve apenas cuidar da apresentação e colocar na mesa: pinças, talheres e pratos individuais!

Canapés

Conhece a origem do nome vol-au-vent?

Conhece a origem do nome vol-au-vent?

Segundo dados históricos, um cozinheiro francês do século XVIII, foi pioneiro na arte de começar a rechear a massa folhada. Com o calor do forno, a massa começou a crescer rapidamente e ao vê-la, um dos seus ajudantes gritou “elle vole au vent!” que quer dizer “ela voa ao vento!”. Isto inspirou-o para dar o nome a este produto.

Este tipo de massas folhadas são muito versáteis e permitem que essa versatilidade se reflita também nos pratos confecionados com as mesmas. Com poucos ingredientes podem fazer-se uma grande quantidade de receitas recheadas de sabor!

Posto isto, este ano temos para si algumas sugestões que pode preparar facilmente, como:

  • Crujiletas de salmão fumado com queijo suave e cebolinho.
  • Mini Vol-au-Vents com pasta de atum.
  • Mini Tartelettes recheadas com queijo suave, amoras, mirtilos e hortelã.

 Canapés aperitivos de natal Mercadona.

Para acompanhar com estas entradas recomendamos um Vinho do Porto Branco. Caso prefira outros vinhos, conheça estas 5 ideias de petiscos que pode acompanhar com vinho.

Queijos e patês

Queijos e patês.

Na sua lista de entradas e aperitivos de Natal não pode faltar a tradicional tábua de queijos. Este ano, temos várias opções deliciosas e já preparadas, como os:

  • Bocadinhos de Papaia: cremosas bolinhas de queijo recheadas com papaia.
  • Caprichos de Marmelada: queijo cremoso com um toque doce de marmelada.
  • Rolinhos de Amêndoa/Mel: é imprescindível que experimente este Natal. Pode comer com tostas de passas para obter uma combinação explosiva.

Os outros queijos que não podem faltar à sua mesa são os tradicionais queijos amanteigados. Sugerimos que experimente os seguintes: Queijo de Ovelha Amanteigado Intenso, Queijo de Ovelha Amanteigado Serrano e o Queijo Amanteigado de Vaca.

Queijos e patês.

Para acompanhar estes queijos pode completar a sua mesa com um Pão de Ló, um doce de abóbora para acompanhar com requeijão ou Patê de Faisão com Foie Gras e Trufas. Delicioso!

Termine servindo um Vinho do Porto Tawny ou um Lambrusco Rosado Piccolo Gio.

Presunto e Enchidos

Presunto Mercadona.

Tanto o presunto como os enchidos são ideais para colocar à sua mesa. Uma preparação muito fácil e rápida! Para preparar uma tábua variada deve selecionar vários enchidos. Nós sugerimos que utilize:

  • Chouriço de Bolota Ibérico: muito suculento e destaca-se devido à sua matéria-prima de qualidade e à sua cura lenta e natural.
  • Salpicão: um enchido tradicional português. Lombo de Porco com tripa natural e fumado através de um processo tradicional.
  • Tábua de Ibéricos: composta por Presunto de Cebo Ibérico, Chouriço Ibérico, Lombo de Porco de Cebo Ibérico, Salsichão Ibérico. Quatro variedades de ibéricos que não pode perder!
  • Presunto de Cebo Ibérico (50% Raça Ibérica): disponível em peça inteira ou cortado à faca.

Presunto e Enchidos.

Dica: Corte os enchidos em rodelas finas e em diagonal para dar uma aparência mais atrativa.

O Vinho do Porto Tawny combina perfeitamente com este tipo de aperitivos.

Sabe como deve conservar o presunto para que não fique ressequido?

É tão importante saber cortar um presunto como saber mantê-lo sem que fique ressequido. O aquecimento, a humidade ou outros fatores ambientais podem afetar este produto e, por isso, é importante sabe como podemos fazer para evitá-lo.

Para manter o presunto fresco o ideal é tapá-lo com a própria camada de gordura que lhe vamos tirando enquanto cortamos. A camada de gordura deve ser sempre de cor branca para que o corte não fique com ranço (parte amarela).

À medida cortamos, devemos ir retirando e substituindo por novas camadas de gordura.

Marisco

 Marisco.

Existe a opção de levar para casa já prontos a comer, como o Camarão Cozido, ou pode comprar Gamba de Caixa crua para fazer com limão, alho e azeite!

 Marisco.

Se tiver alguma dúvida sobre a cozedura do marisco pode consulta a nossa Tabela de Tempo de Cozedura do Marisco. Para combinar com marisco, experimente o Lambrusco Rosado Piccolo Gio ou vinho para acompanhar marisco.

Outras recomendações

Os nossos Snacks nunca falham, nem sequer no Natal.Com um pouco de imaginação, pode acrescentá-los à sua apresentação de Aperitivos.