A quem não acontece de vez em quando? O pão é um alimento básico, de uso diário, indispensável em todas as mesas. Mas é frequente comprar mais do que o necessário e acaba por ficar seco, e não temos ideias do que fazer com essas sobras de pão. Ou temos pão de forma quase a perder a validade e precisamos de uma solução ou simplesmente de o consumir de uma forma diferente.
Costuma acontecer-lhe? Em qualquer um destes casos, a última opção deve ser deitar o pão fora. Oferecemos-lhe diferentes soluções para o reaproveitar, tanto o pão tradicional como o de forma. Truques para usar as sobras de pão para preparar diversas receitas: a tradicional açorda, doces, fazer empadas com pão de forma, etc.
Existem muitas possibilidades e selecionámos algumas das mais interessantes. Não desperdice o pão e prepare estas receitas simples, úteis e deliciosas.
As 3 melhores sugestões para reaproveitar o pão
Faça umas deliciosas empadas com as sobras de pão de forma
Esta é uma receita deliciosa, tão simples como surpreendente, na qual até os mais pequenos lá de casa podem participar. O resultado é delicioso, pode seguir a nossa sugestão de recheio, escolher outro de que goste mais e inclusive preparar uma deliciosa bandeja de empadas variadas.
1. Preparar o recheio das empadas. Colocar o atum numa tigela, acrescentar os ovos picados e o tomate. Misturar até obter uma pasta.
2. Cortar a côdea das fatias de pão de forma e, com a ajuda de um rolo de massa, alisá-las.
3. Pré-aquecer o forno a 180°.
4. Rechear as fatias colocando no centro uma colher de sopa de recheio.
5. Dobrar em triângulo e fechar com um garfo.
6. Pincelar as empadas com o ovo batido e levar ao forno durante 10-15 minutos ou até ficarem crocantes.
Reutilize o pão para preparar a receita tradicional de Açorda
1. Dourar levemente os alhos finamente picados numa panela com azeite.
2. Esfarelar o pão em pedaços, adicionar à panela, misturar bem e acrescentar metade dos coentros picados.
3. Adicionar a água aos poucos, sem deixar de mexer. O pão vai-se desfazendo. Acrescentar a quantidade de água necessária, sem deixar de mexer, até atingir a textura ideal: suculenta, nem líquida nem sólida.
4. Retirar a panela do lume, acrescentar as gemas de ovo, o resto dos coentros picados e mexer até estar tudo bem misturado.
5. Servir e consumir no momento.
Reaproveite o pão para elaborar um pudim
Esta receita é um pouco mais elaborada e ideal para os corajosos com um nível culinário mais elevado. De qualquer forma, se seguir o nosso passo a passo, vai ficar excelente.
1. Cortar o pão em pedaços.
2. Pré-aquecer o forno a 180°
3. Num tacho e em lume brando aquecer, o leite com o açúcar, a canela e a casca de limão. À primeira fervura, retirar o tacho do lume e tirar a canela e a casca de limão.
4. Embeber os pedaços de pão no leite e reservar até ficar morno.
5. Triturar o pão embebido no leite, acrescentar os ovos e voltar a triturar.
6. Verter o caramelo dentro da forma de pudim e espalhar por todo o interior.
7. Verter a mistura na forma já com o caramelo e levar ao forno em banho-maria durante 40-45 minutos a 180ºC. Verificar a cozedura com um palito ou faca: se saem limpos quer dizer que o pudim está pronto. Caso contrário, deixar mais alguns minutos.
8. Desenformar quando já estiver bem frio.
Outras recomendações
Saiba tudo o que pode encontrar na nossa secção de padaria e pastelaria.
Experimente a Piadina, o pão de estilo italiano que permite muita versatilidade na sua preparação.
Já consultou as nossas Ideias para um pequeno-almoço perfeito?
Conheça os pequenos-almoços que temos para si.