Existem várias diferenças entre os cães e os gatos que tenham sido esterilizados ou não. Continue a ler e saiba quais são estas diferenças e qual é a importância de dar uma alimentação especial aos animais de estimação esterilizados.
O que é a esterilização?
A esterilização é a remoção cirúrgica dos órgãos sexuais dos nossos animais. Os testículos no caso dos machos e os ovários ou o útero no caso das fêmeas.
A esterilização e a saúde de cães e gatos
Em certas circunstâncias, alguns especialistas recomendam a esterilização para ajudar a reduzir o risco de certas doenças do sistema reprodutor de machos e fêmeas, assim como também o aparecimento de tumores, infeções, hérnias, etc. Outras vezes, também recomendam para melhorar alguns problemas de conduta do animal.
No caso dos machos, não castrados, pode chegar a notar-se algum nervosismo durante a época do cio. Além disso, alguns sentem necessidade de marcar o seu território através da urina.
Após a esterilização, ao diminuir progressivamente a produção de testosterona, é possível observar-se uma melhoria no comportamento dos animais com um carácter dominante.
No caso das fêmeas, também pode existir uma alteração de comportamento após a esterilização. Como por exemplo, as gatas quando estão em época de cio, miam e/ou urinam com maior frequência. Depois de esterilizadas, tendem a diminuir este tipo de comportamentos.
É importante ter em conta que, todas estas alterações vão depender da fase em que a esterilização tenha sido feita. O desenvolvimento do animal não será o mesmo caso a esterilização seja feita em idade precoce ou avançada.
A importância de uma alimentação especial para cães e gatos esterilizados
As alterações hormonais que os nossos animais de estimação irão sofrer após a esterilização vão provocar uma mudança dos seus hábitos alimentares, porque uma queda nos níveis de estrogénio provoca uma perda de inibição do consumo alimentar, o que faz com que os animais comam mais.
Devido a todas estas razões, é necessário que os cães e gatos esterilizados tenham uma alimentação especial uma vez que diminui as suas necessidades energéticas diárias, a sua atividade física e também, como já dissemos, aumenta o seu apetite, tudo fatores que os vão tornar mais propensos à obesidade e ao sedentarismo.
Este tipo de alimentação deveria ter uma ingestão moderada de energia, com fontes de proteínas de alto nível biológico para manter a massa muscular e, além disso, um nível adequado de fibra para estimular a saciedade do animal. Além disso, devemos ter sempre em mente que é aconselhável encorajar os nossos animais de estimação a exercitarem-se diariamente.
Portanto, é aconselhável iniciar um programa de controlo de peso a partir do momento em que procedemos à esterilização dos nossos animais de estimação, tendo em conta que: é importante diminuir a quantidade de alimentos que lhes damos, ou procurar outro tipo de produtos com baixo teor de gordura concebidos especificamente para animais esterilizados. Este tipo de alimentação vai ajudar a evitar que os nossos animais de estimação ganhem peso e, por conseguinte, desenvolvam problemas relacionados com a obesidade.
Outras recomendações
Saiba como alimentar o seu animal segundo a sua etapa vital.