As alergias são patologias frequentes tanto em cães como em gatos que, normalmente têm sintomatologia cutânea (erupções, eritema, prurido de diversas intensidades…), mas também podem ser acompanhadas de sinais respiratórios e digestivos.
Estes sintomas produzem-se porque o sistema imunitário dos nossos animais de estimação reage de forma exagerada quando encontra uma substância (alérgeno).
Classificação de alergias em cães e gatos
Dependendo do tipo de alérgeno que provoque os sintomas ao nosso animal de estimação, as alergias podem classificar-se em vários tipos:
Dermatite alérgica por picada de pulgas e outros insetos
É a alergia mais frequente em cães e gatos. A saliva da pulga ou do inseto provoca uma resposta exagerada do sistema imunitário provocando uma reação inflamatória e dor na pele, sendo habitual que o animal se coce na zona afetada.
As zonas mais comuns normalmente são a parte baixa das costas, na união com a base do rabo, assim como na zona das patas e do abdómen. É muito importante a prevenção, utilizando repelentes de pulgas ou insetos, e também usar produtos de limpeza ou higiene adequados para diminuir a presença de pulgas ou insetos nos nossos animais de estimação.
Alergias ambientais
Estas são as alergias que normalmente encontramos em segundo lugar nos nossos animais de estimação. Devem-se exposição a alérgenos que se encontram nos locais onde estão os nossos animais, por isso é muito difícil que o nosso animal não tenha contacto com eles.
Os alérgenos que podemos encontrar neste tipo de alergias são:
- polen de árvores;
- plantas e ervas gramíneas;
- mofo;
- ácaros do pó do interior das casas;
- etc.
Alergias alimentares
Em terceiro lugar, temos as alergias de tipo alimentar, que são muito menos frequentes que as anteriores. Entre os principais alérgenos alimentares que podem desencadear algum problema, encontram-se principalmente:
- as proteínas de origem animal;
- proteínas de cereais ou vegetais;
- outro tipo de ingredientes que formem parte do alimento.
Mesmo que o nosso animal de estimação tenha um problema depois de consumir um alimento, não quer dizer que o alimento esteja em mau estado. O que realmente acontece é que o nosso animal é sensível a algum dos ingredientes do alimento.
Reações alérgicas por contacto
São as menos habituais e podem aparecer minutos ou horas depois do contacto externo do nosso animal de estimação com uma sustância alérgica.
Normalmente acontece com o uso de:
- sabões;
- medicamentos;
- produtos de limpeza;
- produtos agrícolas;
- etc.
Como se detetam as diferentes alergias?
Em todo o tipo de alergias, o que se deve fazer em primeiro lugar é identificar o tipo de alérgeno que está na causa dos problemas do nosso animal de estimação, porque evitando a exposição ao mesmo conseguimos que não apareçam mais sintomas.
Assim, o recomendado seria ir ao veterinário perante qualquer sintoma de alergia, onde serão realizados vários testes para determinar o tipo de alérgeno causador da reação alérgica e, posteriormente, pautar um tratamento adequado.
Outras recomendações
Sabe quais são as diferenças entre alimentos completos e complementares e para que serve cada um?