A alimentação do seu cão ou gato deve ser completa e equilibrada tendo em conta as suas necessidades. Existem vários nutrientes e ingredientes que são essenciais para a saúde e desenvolvimento do animal.
Continue a ler o presente artigo e conheça os nutrientes que são fundamentais para o seu cão ou gato.
Sabia que os gatos não precisam de taurina?
A taurina é um aminoácido fundamental para o perfeito funcionamento do coração, visão ou sistema reprodutor.
Grande maioria dos mamíferos podem produzir no seu organismo este aminoácido naturalmente. No entanto, os gatos e outros felinos não são capazes de sintetizar quantidades suficientes de taurina para satisfazer as suas necessidades.
Uma alimentação deficiente em taurina está relacionada com o aparecimento de vários problemas cardiovasculares. No caso de gatos júnior, esta deficiência pode provocar problemas de visão e audição. Tendo em conta as gatas em período de reprodução, podem surgir problemas relacionados com o feto.
Posto isto, mesmo que os ingredientes cárnicos possam conter taurina na alimentação, a melhor forma de garantir que o alimento contém a quantidade correta deste componente é utilizar rações ricas em taurina.
A importância dos ácidos gordos: ómega 3 e ómega 6
Os ácidos gordos ómega 3 e ómega 6 têm um papel fundamental tanto para cães como para gatos e são responsáveis pelo bom aspeto do pelo e da pele do animal. Além disso, contribuem para o bom funcionamento da resposta anti-inflamatória. Nos animais juniores, alguns destes ácidos gordos, como o DHA, contribuem para o seu desenvolvimento e ajudam na função cognitiva.
Alguns dos ácidos gordos Ómega 3 e Ómega 6 têm de ser dados com a ração uma vez que os cães e os gatos não podem produzi-los. Por este motivo, são denominados como essenciais.
As melhores fontes de ácidos gordo ómega 6 estão presentes na gordura do frango, do porco e em óleos vegetais como o óleo de milho, girassol ou de soja.
Os ácidos gordos Ómega 3 encontram-se principalmente no óleo de soja e linho.
Benefícios da Biotina no pelo de cães e gatos
A biotina, também denominada como vitamina do pelo, é uma vitamina do grupo B e uma das vitaminas mais importantes quando se trata de cuidar do pelo e da pele dos nossos animais de estimação. Ajuda à regeneração das camadas exteriores da pele e promove o mantimento das almofadas e unhas.
Embora as necessidades nutricionais da biotina sejam baixas, sabe-se que o enriquecimento da alimentação com esta vitamina é fundamental para ajudar a manter um pelo saudável, sedoso e brilhante.
Benefícios das principais vitaminas dos alimentos
As vitaminas e minerais são micronutrientes essenciais tanto para a vida humana como animal. Porém, a maioria das vitaminas não podem ser sintetizadas pelo organismo e é necessário obtê-las através da alimentação. É por esta razão que as vitaminas e minerais devem formar parte da alimentação equilibrada dos nossos animais, permitindo manter o equilíbrio do seu estado de saúde.
Cada um deles tem uma função específica e a sua falta pode causar graves problemas de saúde.
Classificam-se em diferentes grupos e algumas funções são: a Vitamina A (importante para uma visão perfeita e um desenvolvimento dos ossos e fertilidade), Vitamina D (importante para os ossos e dentes), Vitamina E (antioxidante natural que auxilia a resposta do sistema imunitário), Vitamina C (importante para os ossos, fígado e formação de colagénio), etc.
É importante ter em conta que, é tão mau um déficit de vitaminas como um excesso, mesmo que, um excesso de vitaminas através da alimentação deva ser algo muito pouco frequente, especialmente quando são ingeridos alimentos nutricionalmente equilibrados. Por isso, é importante não utilizar suplementos quando se está a utilizar uma ração completa, uma vez que esta já aporta todas as vitaminas que o animal necessita.
Para que contribuem os minerais dos alimentos? De onde vêm?
Os minerais são elementos inorgânicos essenciais para o bom funcionamento do corpo e estão presentes na maioria dos alimentos.
Os minerais estão envolvidos em diferentes processos dentro do corpo, uma vez que formam partes de estruturas como ossos ou dentes, participam na transmissão de impulsos nervosos, em reações enzimáticas, na formação de hormonas e em processos metabólicos.
Outras recomendações
Conhece as funções dos diferentes componentes na alimentação de cães e gatos?