sistema de gestão ambiental da mercadona

Sistema de Gestão Ambiental da Mercadona

05 de junho de 2024
  • A empresa dispõe há vários anos de um Sistema de Gestão Ambiental próprio baseado em identificar, prevenir e reduzir os impactos da sua atividade no ambiente.
  • A política ambiental da Mercadona baseia-se na otimização logística, na eficiência energética, na gestão de resíduos, na prevenção do desperdício alimentar, na biodiversidade, entre outros.

A Mercadona, consciente da importância de cuidar do planeta e do papel crucial que tem a adoção de práticas mais sustentáveis na sociedade, conta com um firme compromisso para preservar o meio ambiente e fazer frente aos desafios ambientais da atualidade.

A empresa dispõe há vários anos de um Sistema de Gestão Ambiental que procura identificar, prevenir e reduzir o impacto dos seus processos no ambiente através de estratégias relacionadas com a Otimização logística, Eficiência energética, Gestão Responsável de Resíduos, Desperdício Alimentar e Biodiversidade.

5 das estratégias da Mercadona para cuidar do meio ambiente

1. Otimização logística

A Mercadona é pioneira na otimização logística e na descarbonização do transporte.

Transportar mais com menos recursos:

Uma das medidas para minimizar o impacto é “Transportar mais com menos”. Trata-se de otimizar cada viagem, reduzir o número de deslocações e minimizar o congestionamento do trânsito, entre outras medidas. As caixas verdes da Mercadona para frutas e legumes são outra das medidas dado que, ao serem dobráveis, contribuem para a eliminação de 107.072 viagens de camião por ano, reduzindo as emissões de CO2.

Transporte sustentável:

A Mercadona está imersa na procura de modos de transporte mais sustentáveis, com combustíveis alternativos e estratégias para melhorar a última milha.

Um dos exemplos mais recentes é o teste de camiões 100% elétricos. Desde 2015, a Mercadona é a primeira empresa do sector em Espanha a testar camiões 100% elétricos, bem como a dispor de uma frota renovada de camiões. Este progresso permitiu à Mercadona deixar de emitir mais de 85.000 toneladas de CO2 e conseguir uma redução de 27% das emissões por cada palete transportada.

Outras medidas de otimização logística na Mercadona:

  • Transporte menos contaminante: A Mercadona utiliza camiões a gás, frota EURO 6 ou superior, carrinhas ECO e transporte ferroviário. Além disso, foram incorporados camiões de reboque duplo e megarreboques, que permitem transportar mais com menos viagens. 
  • Melhoria do equipamento de refrigeração em camiões e carrinhas através da aplicação de refrigerantes naturais mais eficientes. 
  • Adesão a iniciativas como a Lean & Green, cujo objetivo é a melhoria contínua da eficiência logística.

Estas ações da Mercadona estão alinhadas com os compromissos de emissões neutras do Pacto Verde Europeu, constituindo um marco no processo de descarbonização dos transportes até 2050.

2. Eficiência energética

Desde 2016, a Mercadona implementou um modelo de loja eficiente que promove um menor consumo de energia, incluindo medidas como:

  • Utilização de sistemas de iluminação eficientes e de painéis solares nos telhados.
  • Equipamento e maquinaria de última geração, tais como arcas congeladoras fechadas.

3. Gestão de resíduos

A Mercadona trabalha para reduzir o consumo de matérias-primas e a produção de resíduos. Tudo isto é conseguido através de estratégias que promovem a reutilização e a reciclagem. Estas estratégias centram-se em:

  • Redução de resíduos: Sacos reutilizáveis para frutas e legumes, que reduzem o consumo de plástico ou sacos de caixa reutilizáveis com 70% de plástico reciclado, obtidos através da reciclagem de película de plástico gerada em lojas e armazéns.
  • Valorização de resíduos: procura de formas de reciclar e dar uma segunda vida aos resíduos gerados nas atividades diárias. Contribui para reduzir a quantidade de resíduos que vão parar aos aterros, reduzindo assim os impactos ambientais.

Estas são algumas das estratégias de valorização de resíduos da Mercadona:

  • Reciclagem de película de plástico, que é reincorporada como plástico reciclado nos sacos de caixa reutilizáveis, 70% de plástico reciclado.
  • Recuperação de embalagens de cartão para produzir novas embalagens, como a caixa agrupadora dos pacotes de leite.
  • Transformação de subprodutos de origem animal (SPOA) em matéria-prima para alimentação animal.
  • Separação de resíduos orgânicos em mais de 450 lojas da cadeia, que são utilizados para fazer adubo para a agricultura ou para produzir biogás que é utilizado como combustível para os transportes urbanos e/ou camiões de lixo.

Utilização do óleo alimentar usado do Pronto a Comer para produzir biodiesel, ou seja, biocombustível para veículos.

4. Desperdício alimentar

Os responsáveis de loja da Mercadona ajustam as encomendas de produtos frescos em função das previsões de vendas, que são calculadas através de uma ferramenta informática desenvolvida internamente, com base no histórico de vendas e em múltiplos fatores.

Além disso, se um produto não for vendido e estiver em condições de ser consumido é doado às mais de 750 organizações sociais com as quais a empresa colabora. Caso os produtos alimentares não sejam adequados para doação, são entregues a gestores autorizados.

5. Biodiversidade

Na sua estratégia de gestão ambiental, a Mercadona está comprometida com a biodiversidade. Por isso:

  • Constrói telhados e jardins verticais em vários supermercados que proporcionam benefícios ambientais para a sustentabilidade urbana.
  • Avalia periodicamente as suas instalações para evitar impactos em zonas de elevada biodiversidade.

 

Outros exemplos da gestão ambiental da Mercadona

Estas são 5 das estratégias de gestão ambiental da Mercadona, no entanto, também está a trabalhar noutras estratégias sustentáveis, como a instalação de pontos de carregamento para veículos elétricos. A empresa está a ampliar a sua rede de carregamento semirrápido com o objetivo de melhorar o serviço, passando de 3,7 para 22 kW. Para tal, prevê investir 21 milhões de euros na instalação de cerca de 5.000 pontos de carregamento semirrápido, tornando a rede de carregamento da Mercadona numa das maiores redes privadas de Espanha e do sul da Europa.

Um modelo de empresa responsável

O cuidado com o ambiente desempenha um papel fundamental no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) do Pacto Global. A empresa é membro desta iniciativa desde 2011 e trabalha constantemente para promover práticas mais sustentáveis e para dar resposta aos objetivos sobre os quais o impacto da sua atividade tem maior influência.

Através do Sistema de Gestão Ambiental da Mercadona, a empresa cumpre com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.