- Os acionistas da Mercadona partilharam com os 90.000 colaboradores que constituem a sua equipa, em Espanha e Portugal, mais de 384 milhões de euros entre março e abril de 2020 provenientes dos lucros da empresa.
-
Deste valor total, 340 milhões de euros dizem respeito ao prémio anual, correspondente a 25% dos lucros obtidos em 2019, e, no final de março, 44 milhões de euros em prémio de “reconhecimento pelo esforço e o compromisso” dos seus colaboradores perante a pandemia.
-
A Mercadona premeia com um vencimento extra todos os colaboradores com mais de 1 ano de antiguidade e dois vencimentos extra após os 5 anos de permanência na empresa. Este prémio foi atribuído a 99% dos colaboradores em fevereiro.
- Esta iniciativa está inserida na política de Recursos Humanos da Mercadona, juntamente com a oferta de vencimentos acima da média do setor, contrato efetivo desde o primeiro dia e um aumento anual de 11%.
Os acionistas da Mercadona partilharam com os seus colaboradores mais de 384 milhões de euros em prémios nos meses de fevereiro e março. Deste valor total, 340 milhões de euros dizem respeito ao prémio anual é atribuído adicionalmente à retribuição mensal, representando um vencimento extra (a partir de 1 ano de antiguidade) ou dois vencimentos adicionais (após os 5 anos de antiguidade), recebidos por 99% dos colaboradores.
Tal como acontece há 19 anos e no âmbito da política de retribuição variável implementada há vários anos, a empresa partilhou com os seus colaboradores os lucros obtidos ao longo do exercício anterior, ao premiar todos os membros da sua equipa com mais de um ano de antiguidade, cujo envolvimento ao longo dos doze meses permitiu cumprir os objetivos pessoais especificamente definidos para o seu posto de trabalho, bem como os da empresa.
Além deste prémio anual, a empresa garante ainda contrato efetivo desde o primeiro dia, um incremento anual de 11% no vencimento durante os primeiros 5 anos na empresa e salários acima da média do setor. Estas condições laborais muito competitivas permitem à empresa reter talento, contar com uma equipa coesa e motivada e dispor dos melhores profissionais, fazendo da Mercadona um projeto de crescimento partilhado, além de oferecer um melhor serviço aos Chefes (clientes), de acordo com a máxima “Para dar um bom serviço, o Colaborador deve estar satisfeito”.
Em março, 44 milhões de euros destinaram-se à atribuição de um “Prémio de Reconhecimento pelo Esforço e o Compromisso”, Dada a situação de crise de saúde, provocada pelo coronavírus. Este prémio, anunciado a 13 de março pelo Presidente da Mercadona, é equivalente a 20% da retribuição mensal bruta e foi entregue aos colaboradores juntamente com o vencimento de março a todos os 90.000 colaboradores, de Portugal e Espanha.
A equipa da Mercadona é formada por 90.000 pessoas, das quais 900 em Portugal, voltou a crescer em 2019, ano em que foram gerados um total de 4.200 postos de trabalho fixos e de qualidade, dos quais 600 em Portugal. Todos os colaboradores estão comprometidos com o duplo objetivo de trabalhar para satisfazer “O Chefe”, através da qualidade do produto e do serviço, consolidando ao mesmo tempo o Projeto Mercadona. Baseada na verdade universal de que “para poder receber, primeiro temos de dar”, a Mercadona aposta no talento das pessoas e destina importantes recursos ao seu desenvolvimento e formação, consciente de que investir na igualdade de oportunidades e no presente da equipa, na sua conciliação familiar e na sua projeção profissional, é investir no futuro da Mercadona.