Saiba passo a passo como demolhar bacalhau e conheça algumas recomendações sobre a sua confeção.

Como demolhar bacalhau corretamente

10 de dezembro de 2021

O bacalhau é sem dúvida um dos produtos mais versáteis da nossa gastronomia e uma das práticas mais comuns é fazer-se a demolha do bacalhau! Quando opta por bacalhau salgado são necessários cuidados na demolha para que o teor de sódio (sal) seja reduzido. Tome nota de todos os passos que lhe contamos em seguida!

Saiba passo a passo como demolhar bacalhau:

  • Demolhe o Bacalhau em água fria e coloque-o no frigorifico, para não haver desenvolvimento de maus odores.
  • Troque a água pelo menos 3 vezes por dia.

Atenção aos tempos de demolha!

Primeiro é importante ter em conta fatores como tamanho e corte da peça ou o teor de sal que pretende, porque estes vão influenciar os tempos de demolha. Tome nota de todos detalhes que deve ter em conta:

Demolhar bacalhau.

É um processo que pode demorar até 4 dias, mas depois de o degustarmos no nosso prato, esquecemos totalmente a trabalheira que dá!

Recomendações para a confeção do Bacalhau

A Cozer:

Quando a água já estiver quente coloque o bacalhau, numa quantidade de água que seja apenas suficiente para tapar o bacalhau. Após levantar fervura deixe cozer 6-7 minutos (dependendo do tamanho da porção).

A Grelhar:

Passar a posta por azeite. Colocar o bacalhau na grelha quando esta já estiver quente. Grelhar aproximadamente 7 minutos (dependendo do tamanho da porção), de cada lado, retirar quando as lascas do bacalhau estiverem separadas.

A Assar:

Não ultrapassar os 20 minutos de forno (dependendo do tamanho da porção) para evitar que o bacalhau seque.

Agora, como já leu as dicas todas que temos para si, está na hora de preparar uma deliciosa receita com bacalhau demolhado cuidadosamente por si!

Otras recomendaciones

Não há nada melhor para acompanhar e regar um bom bacalhau que um bom azeite. Já provou o Azeite Nacional da Mercadona?