Saiba como selecionar os melhores alimentos e a quantidade adequada de consumo.

Cuide da sua alimentação com a melhor escolha de alimentos e quantidades

08 de janeiro de 2024

Sabe como cuidar da sua alimentação? A escolha dos alimentos, a sua proporção e a atenção às quantidades que consome são elementos fundamentais para manter uma boa saúde.

Acompanhe-nos e conheça os segredos para ter uma alimentação equilibrada, que garanta um aporte nutricional saudável.

Como escolher os grupos de alimentos?

Cuide da sua alimentação com a melhor escolha de alimentos e quantidades.

É essencial selecionar ingredientes ricos em nutrientes para incorporá-los na sua alimentação diária. Há outros que, por terem menor valor nutricional, só devem ser consumidos ocasionalmente.

  • Fruta e legumes: absolutamente básicas na nossa alimentação. Fontes de vitaminas, minerais e antioxidantes. Ricas em fibra.
  • Carne: fornece proteína de alto valor biológico, já que contém todos os aminoácidos que são essenciais para a estrutura dos nossos músculos e de grande parte do nosso organismo. Também contém vitaminas (sobretudo do grupo B) e minerais, como o ferro e o zinco.
  • Peixe: também nos fornece proteína de alto valor biológico, assim como uma ampla variedade de vitaminas (entre outras, A e D) e minerais (sódio, fósforo, ferro, iodo...). Em alguns casos, são ricos em óleos gordos saudáveis, como ómega-3.
  • Leite e ovos: são também uma fonte importante de proteína de máxima qualidade. Além disso, o leite fornece-nos cálcio, um mineral indispensável para o nosso sistema ósseo. Já os ovos são ricos em vitamina D.
  • Leguminosas, arroz, massa, batatas e cereais: são indispensáveis pela sua riqueza em hidratos de carbono, e fornecem-nos a energia necessária para desenvolver a nossa atividade muscular e, sobretudo, cerebral.
  • Frutos secos: os frutos secos são uma mais valia da nossa alimentação. Fornecem-nos uma grande variedade de nutrientes: proteína, gordura insaturada, vitaminas, minerais.... Ricos em antioxidantes e fibra insolúvel.
  • Azeite: a melhor gordura, com um extraordinário aporte de componentes indispensáveis para o nosso organismo. Entre outros, antioxidantes e anti-inflamatórios. O azeite de maior qualidade é o Azeite virgem extra.
  • Pratos preparados e o nosso serviço de Pronto a Comer também podem ter um lugar na sua alimentação, já que são preparados com produtos frescos e de ótima qualidade. Além disso, facilitam-lhe a vida ao agilizar as refeições diárias.

Que quantidade pode comer de cada grupo de alimentos?

Cuide da sua alimentação com a melhor escolha de alimentos e quantidades

Além de fazer uma seleção dos alimentos mais adequados, cada um deles tem uma quantidade de consumo recomendada. Por isso, é também fundamental controlar a quantidade que come de cada grupo de alimentos.

  • Fruta: deve consumir de 3 a 5 peças por dia. Calcula-se que uma pessoa deve comer cerca de 100.000 peças de fruta ao longo da sua vida.
  • Legumes: recomenda-se 2 vezes por dia. Isto representa cerca de 70.000 na vida toda.
  • Carne: 4 ou 5 vezes por semana.
  • Peixe: 4 ou 5 vezes por semana: 2 vezes peixe gordo e 3 vezes o branco. Nestas doses, podemos incluir também as conservas de peixe.
  • Lácteos: incluem leite, queijo, iogurtes... O ideal é consumir diariamente.
  • Batatas: 2 ou 3 vezes por semana.
  • Ovos: de 4 a 5 ovos por semana: não menos de 4, mas sem superar os 5.
  • Arroz, massa, leguminosas e cereais: recomenda-se um consumo de 2-3 vezes por semana, tendo em conta sempre a atividade física praticada.
  • Frutos secos: consumir, no mínimo, de 3 a 5 vezes por semana. O ideal é consumir todos os dias, mas em pequena quantidade.
  • Azeite: é um alimento de consumo diário. A dose adequada é de cerca de 30 ml por dia, o que equivale a cerca de 3 colheres de sopa todos os dias.
  • Doces, bolachas, bolos...: são alimentos que não devem ser protagonistas na nossa alimentação. Recomenda-se o seu consumo esporádico.
  • Hidratação: devemos sempre cuidar da nossa hidratação. As melhores fontes de hidratação são a água e as bebidas que têm a água como principal componente. É muito importante beber água com frequência, já que é vital para garantir as funções biológicas eficientes do nosso corpo.

Por último, lembre-se de que não se trata de eliminar grupos alimentares inteiros, mas de fazer escolhas saudáveis e adequar bem a frequência e a quantidade de tudo o que comemos.

Para isso, deixamos-lhe este menu semanal muito completo, equilibrado e variado que o ajudará a incluir muitos desses grupos de alimentos no seu dia a dia.

Precisa de mais ideias para variar a sua alimentação? Para facilitar ainda mais, selecionámos estas 3 receitas, que pode incluir em qualquer um dos seus almoços ou jantares saudáveis sem renunciar a um delicioso sabor. São muito fáceis de preparar. Siga o passo a passo e toca a desfrutar!

3 receitas equilibradas para cuidar da sua alimentação

Legumes salteados com frango e arroz

1. Marinar com sal e pimenta 150 g de pernas de frango desossadas e sem pele. Colocá-las numa frigideira com um toque de azeite a lume brando. Dourar bem as pernas pelos dois lados, assegurando-nos de que a carne fica cozinhada por dentro. Temperar com o tempero de frango e carne a gosto. Reservar.

2. Sem mudar de frigideira, adicionar 2 colheres de sopa de cebola congelada e refogar durante uns minutos até que fique dourada e adquira um delicioso aroma.

3. Adicionar meio copo de água à frigideira para que ferva e deixar reduzir até que forme um molho suculento em que se possa molhar.

4. Enquanto isso, preparar uma mistura de couve-flor, brócolos e cenoura, mergulhando-os em água a ferver durante 5 minutos. Adicionar sal e pimenta a gosto, depois temperar com 1 colher de sopa de pimentão dissolvida num pouco de azeite.

5. Servir todo o conjunto acompanhado de uma guarnição de arroz basmati. Polvilhar com cebolinho picado para lhe dar um toque fresco e aromático.

Salada de alface e cherrys com feijão e espinafres

1. Num prato grande ou numa travessa, montar uma salada com uma base de alface, tomates Cherry partidos ao meio e umas tiras finas de cebola cortadas em juliana. Adicionar cenoura ralada e temperar com azeite e vinagre.

2. Aquecer um pouco de azeite numa frigideira grande. Adicionar 2 colheres de sopa de cebola congelada com 1 colher de chá de alho picado congelado. Refogar até que estejam tenros.

3. Adicionar 1 colher de sopa de tomate triturado. Passado uns minutos, misturar 200 g de feijão branco na frigideira e cobri-lo bem com o molho. Temperar a gosto com sal e pimenta e deixar que passem mais uns minutos. Finalmente, é a vez de adicionar os espinafres, à volta de 100 g. Deixar ferver brevemente e estará pronto para empratar.

4. Finalizar com 1 ovo cozido, cortado ao meio, como acompanhamento perfeito para o feijão.

Brócolos com feta, lombo de porco e esparguete

1. Cortar 150 g de lombo de porco em tiras. Temperar e pô-lo na frigideira com umas gotas de azeite até alcançar uma cor dourada sugestiva.

2. Entretanto, pôr 80 g de esparguete a ferver e deixá-lo 8-10 minutos para uma boa cozedura.

3. Depois de escorrer a massa, utilizar outra frigideira para a misturar com o molho de soja, mexendo em lume médio. Dar-lhe um toque de salsa polvilhada para realçar os sabores.

4. Ferver em água 220 g de brócolos congelados durante alguns minutos. Em seguida, tirar os brócolos e salteá-los numa frigideira quente com um pouco de azeite a lume alto durante alguns minutos.

5. Temperar os brócolos com sal e pimenta e apresentá-los com um pouco de queijo feta desfeito.

6. Servir as tiras de lombo, o esparguete e os brócolos com feta no mesmo prato.

Outras recomendações

Siga os nossos conselhos para completar A Sua Cesta Equilibrada e fazer uma alimentação saudável.

Conhece as nossas Saladas verticais? Deixamos-lhe a sugestão de 5 receitas com ingredientes muito interessantes.

As nossas Bebidas vegetais são saudáveis e deliciosas, adequadas para todo o tipo de dietas.