Conheça a nossa variedade de Massa Armando, de Itália para a sua mesa!

Variedade excecional de Massas italianas

19 de janeiro de 2024

A massa é um pilar básico da gastronomia italiana e um alimento fundamental na dieta mediterrânica.

Para garantir a máxima qualidade e o sabor mais autêntico, é indispensável trabalhar com os melhores fornecedores. A massa italiana Armando é produzida pela De Matteis Agroalimentare, um dos principais produtores italianos de massa.

Elaborada com os melhores ingredientes e seguindo as tradições culinárias italianas, cumprindo um compromisso absoluto com a qualidade.

A versatilidade deste alimento é incomparável. Dê asas à sua criatividade e cozinhe os pratos mais deliciosos com esta massa.

Que variedades de Massa Armando pode encontrar na Mercadona?

Esparguete

Uma das variedades mais icónicas da massa italiana, a mais famosa de todas. Longo, fino e cilíndrico, absorve na perfeição os sabores dos molhos e de outros acompanhamentos. A sua textura al dente e a fusão perfeita que consegue com os molhos faz com que seja tão versátil que se adapta a qualquer receita, desde a bolonhesa, a carbonara, o pesto até ao mais básico alho e azeite.

Esparguete Carbonara (para 4 pessoas)

Esparguete Carbonara

1. Cortar cerca de 300 g de bacon em cubos e dourar numa frigideira sem azeite em lume médio. A frigideira deve ser suficientemente grande para poder misturar posteriormente com o molho e o esparguete.

2. Assim que o bacon estiver bem crocante, separar metade e reservar. A outra metade deve ser deixada na mesma frigideira com a sua gordura.

3. Colocar água com sal numa panela e assim que ferver, colocar 400 g de esparguete.

4. Numa tigela, bater 3 ovos inteiros e 3 gemas. Misturar com cerca de 4 colheres de sopa de Grana Padano ralado e bastante pimenta-preta moída. Adicionar um pouco da água da cozedura do esparguete e voltar a misturar.

5. Misturar o esparguete com o bacon na frigideira. Adicionar algumas conchas de água da cozedura e mexer até que a massa fique bem cozida.

6. Na mesma frigideira, mas com o lume já desligado, adicionar a mistura de ovo e misturar com energia. A textura do molho deve ficar cremosa: se necessário, adicionar mais água de cozedura.

7. Empratar a massa com o bacon crocante, um pouco mais de Grana Padano ralado e uma pitada de pimenta-preta.

Tortiglioni

Com a sua forma de tubo grande riscado, acrescenta uma elegância subtil aos seus pratos de massa. A sua superfície rugosa capta perfeitamente os sabores dos molhos e temperos, proporcionando uma experiência gastronómica única. Ideal para receitas com molhos mais densos, os tortiglioni são especialmente indicados para pratos gratinados ou cozinhados no forno.

Tortiglioni bolonhesa no forno (para 4 pessoas)

Tortiglioni bolonhesa no forno

1. Ferver água numa panela grande com sal. Cozinhar 400 g de massa Tortiglione de acordo com as instruções da embalagem até ficar al dente. Escorrer e reservar.

2. Aquecer uma frigideira grande em lume médio-alto e adicionar um fio de azeite. Acrescentar 1 cebola, 1 ramo de aipo e 1 cenoura. Cozinhar até que os legumes estejam tenros e a cebola fique transparente. Adicionar 400 g de carne picada e cozinhar até dourar, desfazendo-a com uma colher para obter uma textura fina.

3. Verter 1 copo de vinho tinto na frigideira, raspando o fundo para recolher todos os sabores. Cozinhar até que o vinho reduza para metade.

4. Incorporar na mistura 1 colher de sopa de tomate concentrado, 700 g de tomate triturado e 300 ml de caldo de galinha. Acrescentar sal e pimenta a gosto. Reduzir o lume e cozinhar em lume brando, mexendo ocasionalmente para garantir que não pega. O molho deve engrossar.

5. Misturar a massa cozida com o molho à bolonhesa numa travessa para forno. Polvilhar o queijo mozzarella e o grana padano ralado sobre a massa. Pré-aquecer o forno a 200 °C e levar a massa ao forno até o queijo derreter e dourar, aproximadamente 15-20 minutos.

6. Retirar a massa do forno e deixar repousar alguns minutos antes de servir. Polvilhar com salsa fresca picada, se desejar.

Penne

Uma massa em forma de tubo curto e biselado, pronta para ser recheada de sabor. A penne é conhecida pela sua versatilidade e pela forma como conserva os molhos no seu interior. A sua textura firme faz dela uma escolha perfeita para receitas com molhos cremosos, como a clássica Alfredo ou a arrabbiata picante.

Penne bolonhesa (para 4 pessoas)

Penne bolonhesa

1. Aquecer uma frigideira grande em lume médio-alto e adicionar um fio de azeite. Acrescentar 1 cebola, 1 ramo de aipo e 1 cenoura. Cozinhar até que os legumes estejam tenros e a cebola fique transparente. Adicionar 400 g de carne picada e cozinhar até dourar, desfazendo-a com uma colher para obter uma textura fina.

2. Verter 1 copo de vinho tinto na frigideira, raspando o fundo para recolher todos os sabores. Cozinhar até que o vinho reduza para metade.

3. Incorporar na mistura 1 colher de sopa de tomate concentrado, 700 g de tomate triturado e 300 ml de caldo de galinha. Acrescentar sal e pimenta a gosto. Reduzir o lume e cozinhar em lume brando, mexendo ocasionalmente para garantir que não pega. O molho deve engrossar.

4. Enquanto o molho cozinha, ferver água numa panela grande e acrescentar sal. Cozinhar 400 g de penne de acordo com as instruções da embalagem até ficar al dente. Misturar o molho à bolonhesa com a massa já cozida, garantindo que está completamente coberta pelo molho.

5. Servir quente, polvilhado com queijo grana padano ralado a gosto.

Fusilli

Os fusilli distinguem-se pelo seu aspeto encaracolado, com forma espiral ou de hélice. Esta estrutura, confere-lhe uma textura única e permite à massa reter mais facilmente os sabores dos molhos e claro dar um toque diferente às suas receitas.

Fusilli al Pesto (para 4 pessoas)

Fusilli al Pesto

1. Ferver água numa panela grande com sal. Cozinhar 400 g de fusilli de acordo com as instruções da embalagem até ficar al dente. Escorrer a massa e reservar uma chávena da água da cozedura.

2. Num processador, misturar 2 chávenas de folhas de manjericão, ½ chávena de queijo grana padano, ¼ de chávena de pinhões e 2 dentes de alho descascados. Triturar até que tudo esteja bem misturado. Com o processador ligado, verter lentamente ½ chávena de azeite até obter uma mistura suave. Ajustar a consistência adicionando um pouco de água da cozedura da massa, se necessário. Temperar com sal e pimenta a gosto.

3. Numa tigela grande, misturar suavemente a massa cozida com o pesto fresco até ficar bem envolvida.

4. Servir a massa, polvilhar com mais queijo grana padano e decorar com folhas de manjericão fresco.

Outras recomendações

Se procura mais receitas com massa, na nossa secção de receitas pode encontrar estes Fusilli de lentilhas com ceviche de cogumelos, pesto de coentros, hortelã e burrata.

Se gosta da culinária italiana, prepare esta Receita de Pizza sem glúten.