A Mercadona reduz o plástico das embalagens das suas pastilhas elásticas.

A Mercadona reduz o plástico das embalagens das pastilhas elásticas

28 de fevereiro de 2023
  • Com esta medida, a Mercadona reduz o plástico total de cada embalagem em cerca de 15 %, o que se traduz em 30 toneladas a menos de plástico por ano.
  • Um novo movimento dentro da Estratégia 6.25 da Mercadona, cujos objetivos para o ano de 2025 são três: reduzir o plástico das embalagens em 25 %, que todas as embalagens de plástico sejam recicláveis e reciclar todos os resíduos gerados nas suas instalações.

A Mercadona continua a trabalhar no seu compromisso de gestão responsável de resíduos que pressupõe, entre outros, reduzir a utilização de plástico e melhorar a sustentabilidade das embalagens de marca própria.

Dentro da Ação 3 da Estratégia 6.25, a empresa continua comprometida com a reduçãde plástico das embalagens de marca própria.

Para contribuir para este objetivo, a Mercadona, juntamente com o seu Fornecedor, redesenhou as embalagens de pastilhas elásticas de Hortelã, Menta, Morango e Menta Fresca 100 % Xilitol para reduzir o seu tamanho.

Agora, utiliza-se menos plástico no seu fabrico, menos cartão e otimiza-se a logística com um melhor aproveitamento do espaço.

A principal medida foi diminuir o diâmetro da embalagem, reduzindo o ar no seu interior e assim aproveitar melhor a palete de transporte.

Além disso, a embalagem é agora 100 % reciclável.

Redução de plástico na embalagem

  • Reduziu-se o plástico total da embalagem em 15 %, o que pressupõe 30 toneladas a menos de plástico por ano.
  • Mantém-se a mesma quantidade de pastilhas elásticas por embalagem (70 unidades).

A Mercadona reduz o plástico das embalagens das pastilhas elásticas.

Reciclabilidade do rótulo, embalagem 100 % reciclável

  • O rótulo foi substituído por outro do mesmo material que o da embalagem, sendo totalmente reciclável e, portanto, deve depositar-se no recipiente amarelo.

A Mercadona reduz o plástico das embalagens das pastilhas elásticas.

Otimização da logística

  • Com a diminuição do diâmetro da embalagem reduz-se em 30 % o espaço necessário para transportar as mesmas unidades.

A Mercadona reduz o plástico das embalagens das pastilhas elásticas.

Este movimento está alinhado com outros semelhantes como, por exemplo, a aposta nas recargas em produtos de perfumaria e cosmética, a incorporação de plástico reciclado nas embalagens das pizzas congeladas ou o desenvolvimento de sacos reutilizáveis e sustentáveis

A sustentabilidade ambiental, linha estratégica do Plano de Responsabilidade Social da Mercadona

O Plano de Responsabilidade Social da Mercadona aposta no crescimento partilhado e no compromisso com a sociedade, atendendo ao componente social e ético através de diferentes linhas sustentáveis de atuação. Neste sentido, destaca-se a sua colaboração com mais de 550 cantinas sociais, 60 bancos alimentares e outras instituições sociais de Portugal e Espanha . Em 2022, a empresa aumentou as suas doações a todas estas entidades e organizações em 22 %, situando-os num total de 25.100 toneladas de alimentos, sendo que em Portugal foi doado um total de 1.900 toneladas de bens de primeira necessidade ao longo do ano, o equivalente a 31.600 carrinhos de compras.

Do mesmo modo, a Mercadona dispõe de um Sistema de Gestão Ambiental próprio, orientado pelos princípios da Economia Circular. Dirige-se à eficiência energética, à gestão responsável de resíduos, à produção sustentável, à otimização logística e à redução de plástico.

Desde o ano de 2011, a Mercadona é sócia do Pacto Mundial das Nações Unidas para a defesa dos valores fundamentais no que diz respeito a Direitos Humanos, Normas Laborais, Ambiente e Luta contra a Corrupção.