Sacos reutilizáveis e sustentáveis disponíveis na Mercadona

Sacos reutilizáveis e sustentáveis da Mercadona

03 de julho de 2021
  • A empresa destaca o seu compromisso com o Planeta no Dia Internacional Sem Sacos de Plástico.
  • Em janeiro de 2021, atingiu o primeiro marco da Estratégia 6.25: a eliminação de sacos de plástico descartáveis ​​de todas as secções.
  • A cadeia de supermercados disponibiliza aos seus clientes diferentes sacos sustentáveis ​​para que possam fazer as compras: recicláveis, reutilizáveis ​​e reciclados.

A Mercadona conta com diferentes sacos sustentáveis ​​e reutilizáveis ​​em todas as suas lojas. Estas opções são perfeitas como alternativa aos sacos de plástico descartáveis, por isso, em todas as lojas existem: sacos de papel, sacos feitos com plástico reciclado, sacos de ráfia e sacos compostáveis (feitos com fécula de batata).

Sacos reutilizáveis e sustentáveis disponíveis na MercadonaOpções de sacos reutilizáveis e sustentáveis da Mercadona.

Sacos nas caixas da Mercadona

Na Mercadona os clientes podem escolher, desde 2019, entre três opções para levar as suas compras:

  • Saco de papel
  • Saco com 60-75% de plástico reciclado procedente de embalagens das lojas
  • Saco de ráfia

Todos estas opções são reutilizáveis ​​e a sua utilização cumpre com aos princípios da Economia Circular. Além disso, a empresa, ao elaborar sacos com material reciclado a partir das embalagens das lojas, consegue reciclar 3 mil toneladas de plástico por ano.

Desta forma, como resultado da constante melhoria da Mercadona, a empresa incluiu em cada um dos sacos um pictograma que indica o contentor no qual se deve depositar cada resíduo, com o intuito de facilitar a separação e a reciclagem aos clientes.

Estratégia 6.25 da Mercadona: Ação 1 de Eliminação dos sacos de plástico de secção

Em 2020, a empresa deu um passo firme no seu compromisso para com o Ambiente com a criação da Estratégia 6.25 da Mercadona para reduzir o plástico e melhorar a utilização e gestão do plástico nos seus processos.

Entre as seis ações definidas, a primeira foi a eliminação do saco de plástico de uso único em todas as secções. A empresa já cumpriu com esta ação e substituiu-os por sacos compostáveis, feitos de fécula de batata, que devem ser depositados no contentor orgânico, conforme indicado pelo pictograma.

Estratégia 6.25

Sistema de Gestião Ambiental da Mercadona

A Mercadona conta com um Sistema de Gestão Ambiental próprio baseado na redução do seu impacto ambiental em três vertentes: otimização logística, eficiência energética e gestão de resíduos. Este sistema encontra-se num contínuo processo de adaptação, na vanguarda dos desafios emergentes, da necessidade de melhorar o desempenho ambiental e aumentar a sustentabilidade.

Conheça toda a Política Ambiental da Mercadona e os progressos alcançados nos últimos dois anos nesta matéria na última Memória Ambiental da Mercadona.