Nova Memória Ambiental 2019-2020 da Mercadona

Mercadona lança a sua nova Memória Ambiental

07 de junho de 2021
  • Esta edição inclui os processos do Sistema de Gestão Ambiental da Mercadona entre 2019 e 2020.
  • Nos últimos dois anos a empresa investiu 94 milhões de euros em benefício do Meio Ambiente.
  • Em 2020 a Mercadona disse “Sim a continuar a cuidar do Planeta” com a nova Estratégia 6.25 para a redução de plásticos.

O objetivo da Mercadona é ser uma empresa que a sociedade queira que exista e da qual sinta orgulho. Como consequência disso, do crescimento da empresa e das diferentes exigências sociais, a Mercadona conta com um Sistema de Gestão Ambiental próprio baseado na redução do seu impacto ambiental em três áreas: otimização logística, eficiência energética e gestão de resíduos.

O Sistema de Gestão Ambiental da Mercadona encontra-se num contínuo processo de adaptação, na vanguarda dos desafios emergentes, da necessidade de melhorar o desempenho ambiental e de aumentar a sustentabilidade

Neste sentido, entre 2019 e 2020 a empresa investiu 94 milhões de euros em prol do Meio Ambiente, reforçando a sua Política Ambiental e incorporando a Estratégia 6.25 com o objetivo de melhorar o uso e gestão do plástico nos seus processos.

A empresa reúne todos os avanços alcançados nos últimos dois anos em questões ambientais neste documento:

 

Gestão ambiental Mercadona Otimização Logística

A gestão logística da Mercadona baseia-se em fazer o melhor uso possível dos meios disponíveis. Este processo designado como “transportar mais com menos recursos”, engloba uma série de estratégias que possibilitam transportar a quantidade máxima de produtos usando o menor número de viagens possíveis.

Além disso, a empresa continua a estudar os seus processos para encontrar soluções logísticas sustentáveis que permitam o abastecimento e a adaptação à envolvente urbana através do uso de combustíveis alternativos, melhorias nos equipamentos de refrigeração para camiões e carrinhas, bem como outras iniciativas como a adesão ao Lean&Green.

Conheça as últimas medidas de Otimização logística da Mercadona na nova Memória Ambiental.

Eficiência energética

A Mercadona trabalha para conseguir uma rede de lojas e blocos logísticos que permitam extrair o máximo rendimento possível dos recursos energéticos, como a renovação dos seus supermercados ao modelo de loja mais eficiente com medidas de poupança energética.

Conheça as últimas medidas de Eficiência energética da Mercadona na nova Memória Ambiental.

Gestão de resíduos

O Sistema de Gestão Ambiental da Mercadona tem como foco a redução dos resíduos gerados nos seus processos. A empresa possui sistemas de reaproveitamento e reciclagem de embalagens comerciais e estratégias de prevenção de desperdício alimentar já consolidadas.

Em 2020, deu-se mais um passo com a criação da Estratégia 6.25 da Mercadona, que visa reduzir a quantidade de plástico virgem nas embalagens de marca própria, facilitar a reciclabilidade das embalagens existentes e colaborar com a sociedade para um processo de reciclagem mais eficiente para avançarmos juntos rumo à Economia Circular.

Estratégia 6.25 Mercadona

Até o momento, a empresa cumpriu o seu compromisso e já eliminou os sacos plásticos descartáveis ​​e os descartáveis de plástico, substituindo-os por alternativas mais sustentáveis, em todas as suas lojas.

Conheça as últimas medidas na Gestão de resíduos da Mercadona na nova Memória Ambiental.

Outros compromissos

A Mercadona mantém colaborações e parcerias que permitem estabelecer sinergias para aumentar a sustentabilidade da cadeia de montagem em todos os níveis. Entre esses compromissos está a política de bem-estar animal da Mercadona ou a criação da Cátedra Mercadona de Economia Circular com a UPF-BSM.

Conheça as últimas medidas da Mercadona em matéria de Meio Ambiente na nova Memória Ambiental