Nova Memória Ambiental 2019-2020

Mercadona reduz o consumo energético em 39,7 milhões de kWh em 2019 e 2020

07 de junho de 2021
  • Durante 2019 e 2020 reduziu o consumo de eletricidade em 39,7 milhões de kWh, instalou mais de 1.400 painéis solares e fechou o ano com um total de 1.020 “Lojas 8”, que reduzem até 40% do consumo energético em comparação com um supermercado convencional
  • Em 2020 aderiu à iniciativa internacional Lean&Green, promovida pela AECOC, e elaborou um Plano de Ação para Redução de Emissões com o qual poderá certificar uma diminuição de 20% nas suas emissões logísticas entre 2015 e 2019

A Mercadona continuou a avançar, entre 2019 e 2020 no seu Sistema de Gestão Ambiental para Continuar a Cuidar do Planeta. Durante estes anos, e após ter reavaliado os seus processos e implementado novas estratégias de sustentabilidade, a empresa reforçou o seu compromisso com a defesa e respeito pelo meio ambiente, o que significou um investimento de mais de 90 milhões de euros durante estes dois anos. Como parte do seu Modelo de Gestão responsável, a Mercadona associou-se, já há mais de anos, à Rede Espanhola do Pacto Global das Nações Unidas, onde integra um grupo de trabalho, em conjunto com outras vinte organizações, para a promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) na indústria agroalimentar, com a publicação de um Guia de Boas Práticas para o setor.

O Sistema de Gestão Ambiental da Mercadona baseia as suas atuações na premissa fundamental de produzir mais com menos recursos, para o qual identifica os impactos ambientais gerados pela sua atividade e define objetivos e estratégias para os reduzir em quatro áreas principais: logística sustentável, eficiência energética, produção e consumo sustentáveis e redução e gestão de resíduos.

Logística sustentável

A empresa deu continuidade à revisão da sua logística e à introdução de melhorias que, em conjunto, permitiram a otimização destes processos, tornando-os cada vez mais sustentáveis. Para isso, incorporou soluções como, por exemplo, o uso de combustíveis alternativos menos poluentes, melhorias nos equipamentos de refrigeração dos seus veículos, renovação da frota por padrões de motor mais avançados e eficientes e entregas de última milha em centros urbanos realizadas por camiões com as normas de controlo de emissões mais restritivas do mercado. Adicionalmente, tem continuado a promover a sua Estratégia do Oito, com um conjunto de iniciativas que permitem melhorar o desempenho ambiental da sua frota, tais como o compromisso de “Compras sobre o cais”, que reduzem a pegada de carbono; a implementação da “Logística Inversa”, para otimizar os trajetos no regresso; ou o apoio ao ecodesign de recipientes e embalagens, que otimiza o espaço de carga e evita o “transporte de ar”.

Graças a tudo isto, e ao esforço constante do seu departamento de logística e dos Fornecedores Totaler com os quais colabora, no final de 2020 a empresa conseguiu avanços significativos, tal como refletem os dados: 99% da sua frota cumpre com o padrão de motor Euro VI, conta com 103 camiões movidos a gás natural (GNL e GNV), realiza logística silenciosa fora das horas de ponta num total de 777 lojas e atingiu índice de preenchimento dos seus camiões de 85%, apesar da complexidade das mudanças logísticas causadas pela pandemia.

Para reforçar ainda mais o seu empenho constante na redução do impacto da sua atividade no ambiente, em 2020 a empresa aderiu também à iniciativa internacional Lean&Green, promovida em Espanha pela AECOC. Como consequência, está a trabalhar num Plano de Ação para Redução de Emissões com o qual poderá certificar uma redução inicial de 20% de suas emissões logísticas entre 2015 e 2019, à qual serão acrescidos mais 10% em 2023.

Eficiência Energética

A Mercadona introduziu também importantes melhorias no domínio da eficiência energética, o segundo dos pilares do seu Sistema de Gestão Ambiental. Em concreto, lançou um exaustivo projeto de medição em tempo real do consumo de energia de cada loja, e aposta também na instalação de painéis fotovoltaicos como fonte de energia renovável e redução de emissões. Neste sentido, a empresa instalou em 2020 mais de 1.400 painéis solares distribuídos em 8 centros entre Espanha e Portugal, iniciativa que lhe permite poupar, em cada um destes centros, 15% da eletricidade; e tem um total de 9.000 painéis solares ativos, o equivalente a mais de 600 kWp em painéis fotovoltaicos.

Além disso, a empresa continuou a avançar, ao longo de 2019 e 2020, com seu compromisso com as lojas ecoeficientes, adaptando a sua rede de supermercados ao Modelo de Loja Ecoeficiente ou “Loja 8”. Este esforço permitiu encerrar 2020 com um total de 1.020 “Lojas 8”, o que implica uma redução de 40% no consumo de energia em relação a uma loja convencional.

Graças a tudo isso, a Mercadona conseguiu, uma vez mais, reduzir o consumo de energia elétrica durante 2019 e 2020 em 39,7 milhões de kWh, com taxas de consumo por m3 de mercadoria que chega à loja de 57,6 e 58,5 kWh em 2020 e 2019, respetivamente, frente aos 61,5 kWh de, 2017, por exemplo. Mas, além disso, continuou a trabalhar noutras iniciativas verdes, como a instalação de 1.433 pontos de carregamento de veículos elétricos nos seus parques de estacionamento, ou na prevenção e controle de fugas de gás refrigerado, com melhorias muito significativas na evolução das emissões causadas por tais fugas, que passaram de 14,3% em 2017 para 6,93% e 5,61% em 2019 e 2020, respetivamente.

Gestão de Resíduos e redução do plástico: a Estratégia 6.25

Mercadona, consciente das oportunidades que decorrem de uma boa gestão de resíduos e do impacto que esta tem na sustentabilidade do planeta, concentra, desde há muitos anos, os seus esforços na redução e nos pilares da economia circular como principal estratégia.

Para isso, além de reforçar os seus já consolidados sistemas de reutilização e reciclagem de embalagens comerciais, em 2020 lançou a chamada Estratégia 6.25, que possui seis ações para a redução do uso do plástico e gestão responsável dos seus resíduos para atingir um triplo objetivo até 2025: reduzir 25% do plástico nas embalagens; que todas as embalagens plásticas sejam recicláveis ​​e reciclar todos os seus resíduos de plástico.

Com esse objetivo, a empresa já eliminou os sacos de plástico de uso único ​​em todos as secções, bem como os descartáveis de ​​plásticos, que substituiu por outras opções mais sustentáveis. Nos próximos cinco anos a empresa vai reduzir, com a colaboração dos seus fornecedores, o plástico nas embalagens de produtos de marca própria e vai disponibilizar informação aos “Chefes” (clientes) sobre reciclagem para promover e facilitar a separação dos resíduos tanto nas lojas como nas suas casas. Essas medidas permitiram reciclar, só em 2020, até 3.000 toneladas de plástico para a fabricação de sacos reutilizáveis ​​ou obter uma poupança de mais de 180.000 toneladas de materiais descartáveis por ano.

A Mercadona vai investir 140 milhões de euros até 2025 na execução da Estratégia 6.25 e no cumprimento de todos os compromissos que esta implica; além de transformar todos os supermercados da cadeia numa Loja 6.25 em 2021.

Estratégia 6.25

Compromisso com o meio ambiente e produção sustentável: 17 mil toneladas de produtos doados e certificados em sustentabilidade e bem-estar animal

Para além de tudo isto, e dentro da estratégia de redução do desperdício, também se incluem outras iniciativas, como a doação de produtos aptos para o consumo, o que permitiu à Mercadona , em 2020, colaborar com mais de 290 cantinas sociais e 60 bancos alimentares, aos quais foram doadas um total de 17.000 toneladas de produtos em Espanha e Portugal.

Paralelamente, a empresa continuou a reforçar os seus vínculos com a sociedade através de outros projetos que fomentam um modelo de produção e consumo más sustentável. Como o exemplo das políticas de bem-estar que impulsiona, assim como das distintas certificações com que contam, como por exemplo no caso dos seus fornecedores de aquacultura ou os de agricultura.   

A Mercadona, no âmbito do seu compromisso de partilhar com a sociedade parte do que dela recebe, integra o seu Plano de Responsabilidade Social no dia a dia da sua atividade, atendendo à componente social e ética através de diferentes linhas de ação sustentáveis ​​que reforçam o seu compromisso para o crescimento compartilhado.

Mais informações na seção web “Cuidemos do planeta” e na recém-publicada Memória Ambiental 2019-2020 da Mercadona.