O Colaborador

O Colaborador

Aposta nas pessoas

O talento de 95.000 pessoas comprometidas com a excelência

A Mercadona conta com uma equipa de 95.000 pessoas, 1.700 delas em Portugal, altamente comprometidas e que partilham a paixão pela excelência no serviço. Para atingir esta motivação e rendimento, a empresa baseia a sua política de Recursos Humanos na verdade universal de que “para poder receber, primeiro temos de dar”. Para o conseguir, a empresa tem uma política de Recursos Humanos que fomenta valores irrenunciáveis e essenciais para as pessoas:

  • Estabilidade: emprego estável e de qualidade.
  • Igualdade: a mesma responsabilidade, o mesmo salário.
  • Formação e promoção: 75 milhões de euros investidos em formação e 953 pessoas promovidas no ano, das quais 60 em Portugal.
  • Conciliação: em 2020, 2.770 pessoas optaram por prolongar a sua licença parental em 30 dias e 15.301 pessoas gozaram de reduções de horário. Além disso, a Mercadona implementou uma jornada laboral de cinco dias por semana para o pessoal de supermercados que supõe uma medida pioneira ao permitir 140 dias livres por ano.
  • Retribuição: distribuição dos lucros obtidos ao longo do ano. A empresa partilha 25% do lucro anual com a equipa.

O Colaborador, que é quem tem de satisfazer "O Chefe", deve estar também satisfeito, pois a única coisa difícil de imitar é a excelência no serviço.

Lucro partilhado e prémio por objetivos da Mercadona em 2020

Outra informação