Ponha em prática estes conselhos para que o seu guisado de polvo seja um sucesso.

Como preparar polvo neste Natal e deixá-lo perfeito

18 de novembro de 2022

Quer cozinhar um prato de polvo neste Natal? É um alimento tão versátil que pode ser servido como aperitivo ou como prato principal. Além disso, existem muitas receitas que pode preparar com este delicioso marisco.

No entanto, para preparar o polvo no ponto perfeito é preciso dominar a técnica de cozedura. De seguida, damos-lhe alguns conselhos para preparar o seu polvo na perfeição. Os seus convidados vão querer repetir.

Segredos para um polvo delicioso

  • O principal é amaciar o polvo antes de cozer para fazer com que a carne rompa as suas fibras, perca firmeza e fique muito mais macia. Pode fazê-lo de várias maneiras, mas recomendamos congelá-lo antes de o cozinhar ou comprar já congelado.
  • O polvo cru pode ser conservado até 6 meses no congelador.
  • Para o cozinhar, deve descongelá-lo no frigorífico 24 horas antes e ir retirando gradualmente a água remanescente enquanto descongela. Depois de descongelado, limpar bem os tentáculos e a cabeça com água fria. De seguida, introduzir e retirar o polvo 3 vezes numa panela com água a ferver para o “assustar” e evitar que a pele se desfaça.
  • Mantenha-o na panela a cozer entre 25 e 30 minutos (para um polvo de 2 kg). Picá-lo de vez em quando para verificar se permanece macio. Deve ter em conta que, durante a cozedura, o polvo liberta muita água e o seu tamanho diminui, por isso não deve encher excessivamente a panela para que não transborde.
  • Quando o polvo estiver pronto, deixa-se repousar numa travessa durante alguns minutos e corta-se com uma tesoura enquanto ainda está quente.
  • Para verificar se já está cozido, pique-o com um palito. Se entrar com facilidade, é porque está macio, no ponto certo e pronto a comer. Se tiver dificuldade em picá-lo, terá de aumentar o tempo de repouso.
  • É um alimento rico em proteínas que também nos fornece gorduras saudáveis, Ómega 3 e diversos minerais. Por essa razão, é considerado muito nutritivo.

Como cozer o polvo congelado

  • Se precisar de cozer polvo cru congelado, tem de o introduzir em água a ferver (sem sal). Assim que a água voltar a ferver, deixar cozer cerca de 15 minutos em lume médio com a panela destapada (para um polvo de 1kg). Depois, deixar repousar 15 ou 20 minutos com a panela tapada.

Um truque para o reaquecer

  • Coloque o polvo dentro de um saco de plástico de congelação e, por sua vez, mergulhe-o dentro de uma panela com água quente durante cerca de 10-15 minutos. A água não deve tocar na carne do polvo para que não volte a cozer. Esse tempo é suficiente para que o polvo aqueça também no seu interior.

E outro truque para os seus guisados e molhos

  • Sabia que as cabeça dos polvos contêm mais gelatina do que o resto do polvo? Por isso, são muito usadas em guisados, pois contribuem para um molho mais espesso.

Outras recomendações

Vai preparar algum tipo de marisco e não sabe bem como o cozinhar? Consulte a nossa tabela de tempos de cozedura e os gramas de sal.

Para a sobremesa, tenha em conta as nossas receitas com Cocolizze e Torrão de avelã.